Muitos crentes, evangélicos ou
protestantes (cristãos não católicos) e até mesmo alguns católicos pensam que
futuramente o AntiCristo se tornará o grande líder do mundo (Nova Ordem
Mundial) e que ele instituirá a igreja mundial unificada de todos os credos,
crenças, filosofias e religiões (movimento Unionista = unidade na diversidade).
· Nova Ordem Mundial,
Ecumenismo, Reverendo Moon, Apostasia... - http://www.youtube.com/watch?v=QjYGOITaZ_k
· ECUMENISMO - Pastor
prega na Igreja Católica, igrejas estão se unindo em nome da paz mundial - http://www.youtube.com/watch?v=M4GQWp23S8k
· O Papa Sugere um Só Governo Mundial Uma Nova Ordem Mundial
- http://www.youtube.com/watch?v=5x43jpC6tPM&feature=youtu.be
· A ASCENSÃO DO
ANTICRISTO - https://www.facebook.com/groups/498621473485362/498711853476324/
Ocorre que cometem um equívoco
clássico de "não enxergarem as coisas acontecendo debaixo do próprio
nariz". O ecumenismo existe já faz décadas! O significado do termo
"Ecumênico" é curioso e importante para que saibamos com o que
estamos lidando. Segundo os dicionários, Ecumênico é "mundial, geral ou
universal", tendo sua raiz etimológica no grego öikoumene (oicumene) – termo este que, na Bíblia é traduzido por João
Ferreira de Almeida por "Mundo", expressando todo o "Universo de
pessoas conhecido" ou o "conjunto de todas as coisas
existentes". Assim, como o termo Católico, vindo do latim, significa
Universal.
Esse movimento teve seu embrião há
séculos através do sincretismo religioso (influência e incorporação de
preceitos e práticas de um sistema religioso por outro) promovido pela Igreja
Católica ("multifacetada Igreja Una" com várias ordens e teologias diversas:
Teologia da Libertação, os Carismáticos, os Tradicionais, etc.) e depois
praticado pelas igrejas evangélicas e as outras crenças.
Mas, de forma mais sorrateira, o
Ecumenismo está sendo há muito tempo pregado pelas confrarias (Maçonaria,
Rotary Club, Lyons Club, etc.) onde pregam um união dos povos/nações sem se
importarem com a questão religiosa. Também pessoas com mais de uma crença ou
religião (exemplos clássicos são os espíritas e maçons) que propagam que as
crenças são todas iguais e levam ao mesmo deus.
Ocorre que isso configura apostasia;
ou seja, um afastamento definitivo e deliberado de alguma coisa, de um sistema
estabelecido ou de uma autoridade; uma renúncia ou abandono de sua anterior fé
ou doutrinação; sair do caminho divino; rebelião/revolta contra Deus. Portanto,
não é apenas um mero, pequeno ou momentâneo desvio, deturpação, adulteração,
perversão, corrompimento e abandono dos preceitos, credos, liturgias e rituais
originais.
Também configura heresia, palavra com
origem no termo grego haíresis e do
latim haeresis (“opinião”, “sistema”,
“doutrina”), que significa escolha ou opção. Ocorre quando alguém (herege) tem
um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião. Heresia, portanto, é
a doutrina, crença ou linha de pensamento contrária ou diferente das Sagradas
Escrituras ou da revelação divina.
Até à Reforma Protestante, iniciada
por Martinho Lutero, no século XVI, a Igreja Católica Romana manipulava todo o
mundo chamado cristão.
Todavia, o Espírito Santo sacudiu a
Igreja desviada, para tirar de dentro dela aqueles que queriam servir a Deus
com sinceridade, colocando a Bíblia como única regra de fé e prática de suas
vidas, e abandonando o tradicionalismo pagão da Igreja Católica Romana. Desde o
levantamento dessas pessoas pelo Espírito Santo, a Igreja Católica Romana viu
sair gradativamente de suas fileiras milhões de vidas que antes lhes eram
obedientes escravos e fiéis contribuintes para seus cofres. Mas, uma igreja
acostumada a prevalecer, não pela razão, mas pela imposição de uma religião
estatal (desde 313, com o imperador romano Constantino), nunca pode ver com
bons olhos a perda da influência e de poder; o que a levou a terríveis
perseguições como a "Santa Inquisição" na Idade Média (ou a
"idade das trevas"), onde quem não era Católico Apostólico Romano,
não era cristão e, portanto, deveria ser morto, preferencialmente de forma
horrenda e cruel; e, quem os matasse, seria recompensado através de
indulgências (http://www.vatican.va/holy_father/paul_vi/apost_constitutions/documents/hf_p-vi_apc_01011967_indulgentiarum-doctrina_po.html).
O RASTO DE SANGUE - https://www.facebook.com/groups/498621473485362/640439339303574/
Durante, pelo menos, mil anos antes de
Lutero a Europa sofreu perseguições, prisões, torturas e assassinatos de
Cristãos tidos como “protestantes” (que nunca fizeram parte da Igreja Católica
ou que insurgiram contra seus credos, dogmas e práticas); numa distorção e
ampliação do zelo exagerado e equivocado de Irineu de Lyon (bispo grego,
discípulo de Policarpo de Esmirna, que por sua vez o foi do Apóstolo João; que,
apesar de combater verdadeiras seitas e heresias, como fez Saulo de Tarso
[depois convertido para Paulo], acabou também perseguindo cristãos pensando
estar prestando um favor a Deus). Assim, o movimento entre sacerdotes e monges
exigindo um retorno à Bíblia começou muitos séculos antes de Lutero, como, por
exemplo, Prisciliano, bispo de Ávila; que falsamente acusado de heresia,
bruxaria e imoralidade por um Sínodo em Bordeaux, França, em 384 d.C., foi, com
outros seis, degolados em Trier, em 385 d.C. Passando rapidamente para os anos
1300, John Wycliff, “a estrela da manhã da Reforma”, se destacou pela
autoridade das Escrituras, traduzindo-as e publicando-as na Inglaterra, e
pregando e escrevendo contra as maldades dos papas e contra a
transubstanciação. Jan Hus (John Hus, John Huss ou João Huss), fervoroso
sacerdote católico e reitor da Universidade de Praga, foi influenciado por
Wycliff. Excomungado em 1410, Hus foi queimado na estaca como “herege”, em
1415, pelo crime de convocar uma Igreja corrupta à santidade e à autoridade da
Palavra de Deus.
Esses pré-reformadores prepararam o
terreno para a Reforma de Lutero. O próprio Lutero disse: “não somos os
primeiros a declarar que o papado é o reinado do Anticristo, visto como durante
anos antes de nós, tantos e tão grandes homens encarregaram-se de expressar tão
claramente a mesma coisa.” Por exemplo, num concílio realizado em Rheims, no
século 10, o Bispo de Orleans chamou o papa de Anticristo. No século 11, Roma (Vaticano)
foi denunciada como a “Sé de Satanás” por Berenger de Tours. Os Valdenses
identificaram o papa como o Anticristo, num tratado do ano 1100 d.C. intitulado
“a Nobre Lição”. Em 1206 uma conferência albigense apontou o Vaticano como a
mulher “embriagada com o sangue dos mártires” (Apocalipse 17).
Provocado pela licenciosidade que viu
no papa e no clero em Roma, e pelo custeio da construção da Basílica de São
Pedro através da venda de indulgências (perdão dos pecados, mesmos os ainda nem
cometidos) como bilhetes de passagem para o céu, em 31/10/1517, Lutero literalmente
pregou sua Disputa sobre o poder e eficácia das indulgências (conhecida como as
95 Teses), no portão da Igreja do Castelo, em Wittenberg, na Alemanha. Cópias
traduzidas do original em Latim foram amplamente distribuídas, incitando o debate
através de toda a Europa, sobre a venda de perdão dos pecados.
Em 12/10/1518, detido e convocado a
Roma por ordem do papa Leão X, Lutero foi conduzido até Augsburgo para ser
julgado diante do Cardeal Cajetan. Tendo sido recusado um tribunal imparcial,
Lutero fugiu durante a noite para salvar a vida. Em 03/01/1521, uma bula formal
foi emitida pelo papa enviando Lutero para o inferno se ele não se retratasse.
Convocado pelo imperador, que garantia sua segurança, Lutero apareceu diante do
Tribunal Imperial na Dieta de Worms, em 17/04/1521. Instado a retratar-se de
seus escritos, Lutero replicou: “Estou submisso às Escrituras que citei e minha
consciência está cativa da Palavra de Deus. Não posso e não quero me retratar
de coisa alguma; não posso agir de outro modo; aqui estou; que Deus me ajude!”.
A determinação de Roma (Vaticano) em
eliminar a alegada heresia luterana, conforme expressa na segunda Dieta de
Speyer, em março de 1529, levou uma porção de príncipes (alemães) independentes
a assegurar o direito de viver conforme a Bíblia. Eles expressaram esta firme
resolução no famoso “Protesto” de 19/04/1529, de onde se originou a palavra
“protestante” para os cristãos não pertencentes à Igreja Católica (que foi, por
séculos, a única organização formal de professos cristãos).
A Dieta Imperial foi realizada em
Augsburgo para um completo exame das alegadas heresias protestantes. A
Confissão de Augsburgo (composta por Melancton, de acordo com Lutero) foi lida
em 25/06/1530, diante de 200 dignatários da Igreja e do Estado. Lutero não se
atreveu a comparecer. A Confissão, condenada por Roma, tornou-se fundamental ao
Luteranismo, desde então.
E se a Reforma Protestante não tivesse
ocorrido? E se o monge Martinho Lutero não tivesse se insurgido contra o papa? Sem
a Reforma promovida por Lutero, dentre outras coisas, a Bíblia continuaria
existindo apenas em poucos exemplares em poder da Igreja Católica e continuaria
escrita somente em Latim (idioma que poucos sabiam), os sermões ainda seriam em
latim, continuariam as enormes vendas de amuletos e de perdão dos pecados e a
Igreja Católica continuaria a mandar na Europa, contando com o apoio do seu
braço forte, o Sacro Império Romano-Germânico (da família alemã dos Habsburgos)
e de sua aliada Espanha (com sua terrível Inquisição). Assim, a Igreja e o Estado
absolutista (os monarcas eram subordinados à Igreja, que era a dona de muitas
propriedades) continuariam de braços dados por muito mais tempo; porque Deus
levantaria outro mensageiro para fazer o trabalho (como levantou John Wesley
para prosseguir, e avançar mais, com o reavivamento da Palavra).
Desde o Concílio de Trento
(1545-1563), a venda de indulgências é ilegal. Porém, a prática de concedê-las
continuou, apesar da doutrina Católica pregar que os pecados podem ser
perdoados pelos padres através da confissão. Exemplos recentes: o papa João
Paulo 2º concedeu indulgências aos romeiros que visitaram Roma durante o
Jubileu da Igreja Católica, em 2000; e, o papa Bento 16 concedeu indulgências
para os participantes do Dia Mundial da Juventude, na Alemanha (http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft1208200507.htm; Folha de S. Paulo, 12/08/2005, Caderno
I, Mundo, p. A18).
· A Igreja Católica
Ressuscita as Indulgências - http://www.palavradaverdade.com/print2.php?codigo=3044
Em 1996 apareceu um rumor de que o
papa João Paulo II estava querendo suspender a excomunhão de Lutero e que, o
então Cardeal, Joseph Ratzinger (que depois virou o papa Benedictus XVI),
pessoalmente bloqueou essa ideia. Ainda mais, em 1998, ele confirmou isso ao
dizer que: “os anátemas levantados contra Lutero [e os protestantes] pelo
Concílio de Trento continuam em pleno vigor”.
“Se alguém diz que o pecador é salvo pela fé
somente, significando que nada mais é requerido para cooperar a fim de obter a
graça da justificação, e que não é de forma alguma necessário que ele seja
preparado e disposto pela ação de sua própria vontade, que seja anátema”
(Concílio de Trento, Sexta Sessão, Cânone 9).
“Ensine-se aos fiéis que os veneráveis corpos
dos santos Mártires e dos outros que vivem em Cristo devem ser venerados”
(Concílio de Trento, 25ª Sessão, Decreto 985).
“Quanto às imagens de Cristo, da Santíssima
Virgem e de outros Santos, se devem ter e conservar especialmente nos templos e
se lhes deve tributar a devida honra e veneração” (Concílio de Trento, 25ª
Sessão, Decreto 986).
Com o passar dos anos após a morte de
Lutero e de seus íntimos, pouco a pouco, foram sendo esquecidas as palavras e
intenções de Lutero, bem como foi sendo destorcida paulatinamente a sua
história pelas próprias pessoas que de diziam seguir e guardar seus
ensinamentos. O fato de Lutero ter querido extirpar o câncer (agente corruptor
e os membros corrompidos) da Igreja passou a ser ensinado como se ele nunca
quisesse ter rompido com a Igreja Católica; depois, passaram a ensinar que ele
nunca teria desejado romper com o papa; e, agora, já apregoam que ele nunca
teria tido a intenção de insurgir contra o papa. Se tais coisas fossem verdade,
Lutero teria se retratado para não ser excomungado pelo papa (bulas
"Exsurge Domine" [http://agnusdei.50webs.com/exsdom1.htm] e "Decet Romanum
Pontificem" [http://www.papalencyclicals.net/Leo10/l10decet.htm] que ainda estão em vigor).
· http://www.feemjesus.com.br/noticia/teóloga-pede-ao-papa-que-revogue-excomunhão-de-martinho-lutero
Outro detalhe, o fato de que Lutero
nunca quis fundar uma religião ou uma denominação religiosa, não pode ser
interpretado como se ele quisesse continuar pertencendo à Igreja Católica. Ele
havia entendido que os cristãos são livres; que não precisam de nenhum tipo de
intermediação; que não precisam de um templo para poderem orar, adorar e louvar
a Deus; que devem evitar relacionamentos com o Estado; que a liderança humana
exclui a liderança do Espírito Santo; que a organização humana expulsa o
Espírito Santo do controle; etc. Exemplificando melhor, desde o surgimento de
Cristo sempre houve cristãos desvinculados de qualquer organização humana,
denominação religiosa, pessoa jurídica, hierarquia eclesiástica ou
reconhecimento estatal. Assim toda torre de Babel (Gênesis 11) é abominável
para Deus e não tem parte com Ele, pois o Espírito Santo atua em pessoas
físicas individualmente e não com pessoas jurídicas.
DENOMINAÇÃO RELIGIOSA É MORTE ESPIRITUAL - https://www.facebook.com/groups/498621473485362/640432182637623/
Assim, inacreditavelmente líderes
luteranos têm se juntado à Roma papal, traindo essas legítimas verdades
reveladas pelo Espírito Santo, pelas quais Lutero, e muitos outros, tanto lutaram
e sofreram para defende-las e compartilhá-las.
Em Augsburgo, em 31/10/1999
(“coincidentemente” o dia exato em que Lutero, em 1517, pregou publicamente
suas teses no portão), representantes da Federação Luterana Mundial (FLM) e da
Igreja Católica Romana assinaram uma Declaração Conjunta sobre a Justificação
(JD), neutralizando antigas diferenças e rejeitando todo o trabalho de Lutero.
Manchetes como “declaração conjunta
termina virtualmente com o argumento da Reforma” apareceram no mundo inteiro.
Lutero estava errado, afinal de contas. A data (31/10) e o lugar (Augsburgo) da
assinatura da declaração conjunta foram intencionalmente escolhidos para
enfatizar que a Federação Luterana Mundial renunciava às convicções de Lutero.
Roma finalmente se vingara.
· Arquivo digital do
jornal O Estado de S. Paulo - http://www1.estado.com.br/jornal/99/11/01/news086.html
· Católicos e luteranos
afixam suas novas teses na Internet - http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9910drel.htm
· Declaração Conjunta
sobre a doutrina da justificação - http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/documents/rc_pc_chrstuni_doc_31101999_cath-luth-joint-declaration_po.html
· Católicos e luteranos
comemoram dez anos de acordo conjunto - http://noticias.cancaonova.com/catolicos-e-luteranos-comemoram-dez-anos-de-acordo-conjunto/
Num conselho prévio de 49 membros da
Federação Luterana Mundial, o voto unânime foi pela aceitação do teor da Declaração
Conjunta. A Declaração Conjunta foi fruto de 30 anos de diálogo entre teólogos
luteranos e católicos. Os Católicos não mudaram coisa alguma. O Vaticano se
recusou, e se recusa, a anular qualquer um dos cem anátemas (maldições) proferidos
contra os protestantes (ainda em efeito contra todos aqueles que proclamam a
justificação exclusivamente pela fé em Cristo, sem os sacramentos da Igreja
Católica Romana). Contudo, a Declaração Conjunta engana tanto os Protestantes
como os Católicos, levando-os a crerem que a Reforma surgiu de um ligeiro mal
entendido do verdadeiro Catolicismo.
A revista “Christianity Today”
apareceu com uma série de artigos, em Dezembro de 1994, escritos por renomados
eruditos cristãos, como J. I. Packer e Charles Swindoll. Um dos artigos sugeria
que a Reforma foi apenas um mal entendido semântico e que a Igreja Católica
Romana sempre acreditou na salvação pela graça.
Inegavelmente, a crença e a prática de
um bilhão de católicos romanos espalhados ao redor do mundo (ignorados pela Declaração
Conjunta) permanecem exatamente como sempre foram. O fato é que a linguagem
cuidadosa, complexa e teológica da Declaração Conjunta não significa coisa
alguma. Os católicos continuam rezando à Maria por salvação, e ainda acreditam
que os méritos e graças de Cristo ganhos na cruz podem ser recebidos apenas em
pequenas proporções, que nunca salvam totalmente e que só podem ser conseguidos
através dos sacramentos da Igreja. E, os católicos, ainda se flagelam e
praticam boas obras e sofrimento, a fim de obter a salvação. Intencionalmente, ou
não, os evangélicos que assinaram esse documento estão endossando essas
práticas pagãs e encorajando um bilhão de católicos numa falsa esperança.
Em 2017, luteranos e católicos, vão
celebrar juntos os 500 anos da Reforma Protestante e recordar com alegria os 50
anos de diálogo ecumênico oficial conduzido a nível mundial, na esteira do
Concílio Vaticano II. Em 2013, a Comissão Internacional de Diálogo Luterano-Católica
pela Unidade, publicou: “From Conflict to Communion. Lutheran Catholic Commom
Commemoration of the Reformation in 2017” (http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/lutheran-fed-docs/rc_pc_chrstuni_doc_2013_dal-conflitto-alla-comunione_en.html e http://www.lutheranworld.org/sites/default/files/From%20Conflict%20to%20Communion.pdf), onde além de detalhar a dita
cerimônia ecumênica, resume a teologia de Martin Lutero e ilustra as resoluções
do Concílio de Trento. A conclusão do documento apresenta um resumo das
principais decisões comuns da Comissão de Diálogo Luterano-católico em 1967,
particularmente sobre a justificação, a Eucaristia, as Escrituras e a Tradição.
Desde a Grande Reforma Protestante de
1520, não faltaram episódios que demonstrassem interesses em uma aproximação
entre o catolicismo e seus dissidentes diretos (anglicanismo, luteranismo e
ortodoxos). Surgiu assim um pan-protestantismo e, com ele, diversas sociedades
missionárias interdenominacionais: a Sociedade Missionária de Londres (1795), a
Sociedade de Tratados Religiosos (1799), a Sociedade Bíblica Britânica e
Estrangeira (1804), a Sociedade Bíblica Americana (1816), a Sociedade Americana
de Tratados (1825) e tantas outras. Entre os evangélicos, em 1846, surgiu em
Londres, um movimento chamado Aliança Evangélica (com a finalidade de preparar
um "concílio ecumênico evangélico universal").
Surgiram também associações mundiais
leigas de jovens, que foram fundamentais para o desenvolvimento do ecumenismo.
A primeira destas associações de cunho ecumênico foi a Associação Cristã de
Moços, criada em Londres em 1844, por George William, que se espalhou pelo mundo
e organizou-se em uma Associação Mundial a partir de 1855. A Associação Cristã
Feminina, também londrina, foi criada em 1855. Outras organizações também
tiveram sua importância: Movimento de Estudantes Voluntários para as Missões
Estrangeiras, de 1886, e a Federação Mundial de Estudantes Cristãos, de 1895,
ambos organizados por John Raleigh Mott, que foi um grande líder das
iniciativas ecumênicas.
Quando aconteceu o Primeiro Parlamento
das Religiões em Chicago, em 1893, um hindu de 30 anos de idade, chamado
Vivekananda, quase desconhecido, inspirou ali o sonho de um sincretismo
religioso com o Hinduísmo e o Cristianismo, para que fosse criada uma religião
mundial. Esta ideia, que permaneceu incubada por algumas décadas, começou a
despertar de modo inflamado, através das organizações e crenças do movimento
Nova Era, tendo começado a se espalhar dentro das igrejas cristãs, antes
preocupadas, em sua maioria, exclusivamente com a pregação do Evangelho de
Cristo.
Já em 1908, várias igrejas
protestantes tentaram uma aproximação em torno de uma organização com fins
sociais, abrindo mão de posições doutrinarias. Organizaram, então, o Conselho
Federal das Igrejas de Cristo na América. Com o clima sombrio que antecedia a
primeira Guerra Mundial, esta organização uniu-se a igrejas protestantes europeias,
fundando assim em agosto de 1914, a Aliança Mundial para Promover a Amizade
Internacional através das igrejas. Após a Guerra, em 1919, esta organização
interdenominacional voltou a se reunir e mudou seu nome para Confederação
Mundial Cristã de Vida e Ação. Antes disso houve a Conferência Missionária
Mundial, em 1910, em Edimburgo, na Escócia, que deu origem, em 1921, ao
Concílio Missionário Internacional. Já em 1937, quando voltaram a se reunir em
Oxford, na Inglaterra, participavam dela as igrejas anglicana e ortodoxa
(católicos dissidentes).
Em 1926, a Comissão Executiva da
Associação Geral das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia adotou uma importante
declaração que agora faz parte da Praxe Operacional da Associação Geral. Essa
declaração tem significativas implicações ecumênicas. A preocupação da
declaração era para o campo missionário e o relacionamento com outras
“sociedades missionárias”. Contudo, a declaração agora foi ampliada para lidar
com outras “organizações religiosas” em geral. Ela afirma que os adventistas do
sétimo dia “reconhecem toda agência que eleva a Cristo perante os homens como
parte do plano divino para a evangelização do mundo, e tem em elevada estima
homens e mulheres cristãos em outras comunhões que estão empenhados em ganhar
almas para Cristo”.
Pelo espírito de fusões, alianças e
cooperativismo, um outro movimento surgido em 1910, na Escócia, o Fé e
Constituição, que visava unidade doutrinaria, uniu-se em 1938 ao Vida e Ação e,
em 1948, deram origem ao Concilio Mundial de Igrejas.
O CMI - Conselho (ou Concílio) Mundial
de Igrejas (World Council of Churches
- http://www.oikoumene.org/en e http://www.wcc-coe.org/), é a principal organização ecumênica
em nível internacional, fundada em 1948, em Amsterdam, Holanda. Com sede em
Genebra, Suíça, congrega, atualmente, mais de 340 igrejas e denominações
religiosas em sua membresia (http://www.oikoumene.org/en/member-churches).
Em seus primeiros anos o CMI
funcionava com base no universalismo cristocêntrico: todos irão para o céu, com
base na obra expiadora de Cristo. Depois, em meados dos anos 1990, sob a
liderança do secretário-geral Konrad Raiser, moveu-se ainda para mais longe da
doutrina bíblica, para uma forma mais pluralista de universalismo. Seu
paradigma hoje conclama a um novo entendimento, no qual “as distinções
institucionais entre a igreja e o mundo e a sociedade desabam diante do passado
histórico” (Konrad Raiser, Ecumenism in
Transition [Ecumenismo em Transição], trad. Tony Coates, Genebra, Suíça:
WCC Publications, 1991, p. 73).
Antes mesmo que se reunissem em sua
III (3°) Assembleia em Nova Delhi, na Índia, em 1961, ao observar a facilidade
e rapidez com que se uniram igrejas em um ideal unicionista, o Vaticano assumiu
a ideia e, em junho de 1959, o papa João XXIII (58 – 63), em sua encíclica
"Ad Petri Cathedram" (http://www.vatican.va/holy_father/john_xxiii/encyclicals/documents/hf_j-xxiii_enc_29061959_ad-petri_en.html), lançou as bases do movimento
ecumênico, convidando todos os "irmãos separados" a unirem-se à
"Igreja Mãe". Durante seu reinado, o papa Paulo VI (63-78) visou
amplamente este ideal, fortemente demonstrado no Concílio Ecumênico Vaticano
II, em seu decreto "Unitatis Redintegratio" (http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_decree_19641121_unitatis-redintegratio_en.html), cujo, 1º capítulo intitula-se:
"Os princípios Católicos do Ecumenismo".
O Padre Hermann Geissler, da
Congregação para a Doutrina da Fé, em entrevista a "The Portal"
revista do Ordinariato para os ex-Anglicanos, disse: “el objetivo del
movimiento ecuménico es una unión completa y visible con un único Cristo y con
Pedro en una única Iglesia." (http://www.zenit.org/es/articles/oficial-vaticano-el-ordinariato-es-muy-importante-para-el-papa).
Em 1961, foi criado o “Temple of
Understanding” (Templo de Entendimento - http://templeofunderstanding.org/) sob os auspícios de Thomas Merton,
Dalai Lama, Neruh, Eleanor Roosevelt, Albert Schweitzer, Uthan (Secretário
Geral da ONU) e dos papas João 23 e Paulo VI, todos eles visando a um completo
entendimento mundial. Ficou combinado que a Catedral de São João, o Divino, em
Nova York, seria o provisório quartel general do Parlamento e que o presidente
do movimento chamado “Spiritual United Nations” (http://www.aquaac.org/) iria providenciar (entre 1985-1986)
um local amplo para as reuniões futuras, o que não foi realizado, tendo o
Parlamento continuado a se reunir na mesma Catedral, em Nova York.
Frisa-se que tal espírito de
unificação já não é apenas um Concílio, mas já constituiu até mesmo uma igreja
(Religiões Unidas = Igreja Conciliar e Pluralista; http://www.united.religions.org/).
Recentemente foi divulgado que Berlim
vai ganhar um templo multirreligioso: "a House of One" (Casa de Um
Só) – o primeiro edifício sacro do mundo a reunir, sob o mesmo teto, uma
sinagoga (templo judaico), uma mesquita (templo muçulmano) e uma igreja cristã.
Com início das obras programado para os primeiros meses de 2016 (http://www1.folha.uol.com.br/dw/2014/06/1465348-berlim-abrigara-primeiro-templo-do-mundo-a-reunir-sinagoga-mesquita-e-igreja.shtml). O projeto de arquitetura sacra na
capital é iniciativa da Comunidade Judaica de Berlim, do Seminário Abraham
Geiger, do islâmico Fórum de Diálogo Intercultural e da Congregação Luterana
das Igrejas de São Pedro e Santa Maria.
A CESE - Coordenadoria Ecumênica do
Serviço (http://www.cese.org.br/) foi fundada a 13/06/1973, em Salvador, Bahia, com a
participação da CNBB, Igreja Episcopal do Brasil, Igreja Evangélica Pentecostal
O Brasil para Cristo, Igreja Metodista, Missão Presbiteriana do Brasil Central,
com o apoio do Conselho Mundial de Igrejas. Embora o ecumenismo entre católicos
e evangélicos tenha se consolidado na década de 60, através do CMI, foi somente
através do Conic - Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (http://www.conic.org.br/), fundado em 1982, que se viu avanços
concretos no diálogo entre as duas linhas do Cristianismo.
Em 29/03/1994, evangélicos e católicos
assinaram a declaração conjunta: “Evangélicos e Católicos Juntos - A Missão
Cristã do Terceiro Milênio” ("Evangelicals and Catholics Together: The
Christian Mission in the Third Millenium" - http://ecumenism.net/archive/docu/1994_ect.htm). Essa declaração foi assinada por
líderes cristãos como Chuck Colson, John Neuhaus, Dr. Richard Land, Convenção
Batista do Sul, Dr. Jesse Miranda, das ADs, J. I. Packer, John White, da
Associação Nacional dos Evangélicos, Mons. William Murphy, Chanceler da
Arquidiocese de Boston, Arc. Francis Stafford, e endossada por Bill Bright, da Campus Crusade for Christ, Pat
Robertson, da CBN, e muitos outros. O propósito dessa declaração é minimizar as
diferenças. De fato, alguns estão chamando a Reforma de um mal entendido
semântico. Um dos mais conhecidos apologistas cristãos diz que os católicos
“crêem na justificação pela graça” e que as diferenças entre católicos e
evangélicos “não são tão grandes como geralmente se imaginavam e nem tão
cruciais... envolvem heresia... o completo âmago teológico do Cristianismo
histórico é mantido em comum” (The
Southern Cross, janeiro 13, 1994, p. 11, conforme citação de Dave Hunt no
livro “A Woman Rides The Beast”, Harvest House Publ., Eugene, Oregon, p. 406).
O Ecumenismo cresce de forma
semelhante ao espírito de fusões, aquisições, incorporações, alianças,
convênios e participações nos blocos econômicos ou grupos comerciais: ALCA (Área
Livre de Comércio das Américas), APEC (Cooperação Econômica da Ásia do Pacífico),
ASIAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), CARICOM (Mercado Comum e
Comunidade do Caribe), CEI (Comunidade dos Estados Independentes - antiga URSS),
MERCOSUL, NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte), Pacto Andino, SADC
(Comunidade da África Meridional), Euro (União Europeia), etc.
Tal como outras entidades mundiais, a
adesão ao Ecumenismo é feita, normalmente, através de representantes ou de
forma grupal através da estrutura hierárquica. Ao frequentar ou se tornar
membro de uma associação ou denominação religiosa ou se sujeitar a um ministro
religioso, está instituindo-lhe como seu guia (líder) e outorgando-lhe procuração
(poder de representação); com o que as palavras, assinaturas, atos,
ensinamentos e acordos que ele realiza lhe envolvem. Assim, de forma similar, como
existem os sindicatos, que se filiam a ente sindical de caráter estadual ou
regional, o qual se filia a outro de nível nacional, que por sua vez se filia
ao de nível internacional e, este, por fim, ainda se filia a outra entidade
mundial (normalmente um “tentáculo” da ONU). Portanto, se for conferir se a
denominação religiosa que você frequenta ou faz parte está no CMI, não se
esqueça em que país está a matriz de tal denominação religiosa e de que ela
está vinculada a várias entidades internacionais com sede em outros países. Já
se for consultar seu ministro religioso, precisa saber em quais entidades
profissionais, religiosas e demais associações ele está vinculado. Exemplificando,
melhor, dois movimentos religiosos, “Vida e Trabalho” e “Fé e Ordem” se uniram
para formar o Conselho Mundial de Igrejas (Utrecht, 1938; Amsterdã, 1948).
Algumas das primeiras igrejas brasileiras a se filiarem a essa organização
foram a metodista (1942), a luterana (1950), a episcopal (1965) e a Igreja
Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo (1968).
A Igreja Mundial é semelhante a uma holding (http://pt.wikipedia.org/wiki/Holding) ou um conglomerado de várias
empresas, produtos, marcas e bandeiras diferentes, tais como, por exemplos: Unilever
(http://www.unilever.com.br/ e http://apocalink.forumfree.it/?t=44823724), Ambev (Companhia de Bebidas das
Américas [Brahma + Antarctica + InBev + Labatt + Quilmes] - http://www.ambev.com.br/nossas-marcas), Bradesco (http://www.bradesco.com.br/html/classic/sobre/o-grupo-bradesco.shtm), Procter & Gamble (http://www.pg.com/pt_BR/marcas_inovacao/index.shtml), etc. Ou, ainda, como a ONU e seus vários
tentáculos (http://www.un.org/en/aboutun/structure/index.shtml, http://www.onu.org.br/img/organograma.png e http://www.un.org/spanish/aboutun/organigrama.html).
Ainda exemplificando, comparemos com a
estrutura da Igreja Presbiteriana do Brasil. Cada igreja local tem o seu
concílio, chamado de Conselho. As igrejas de uma determinada região compõem um
concílio maior chamado Presbitério. Os Presbitérios, por sua vez, compõem um
Sínodo. O concílio maior da Igreja Presbiteriana do Brasil é o Supremo
Concílio, reunindo todos os Sínodos. De forma semelhante isso ocorre nas outras
denominações religiosas, como, por exemplo, a Convenção Geral das Assembleias
de Deus no Brasil (http://www.cgadb.com.br/), Convenção Nacional das Assembleias
de Deus no Brasil (http://conamad.com.br/) e a Convenção Batista Nacional (http://www.cbn.org.br/). Recorde que copiaram isso da Igreja
Católica; a qual criou a hierarquia eclesiástica (papa, cardeal, patriarca,
arcebispo, bispo [ou abade, abade territorial, prelado territorial, exarca,
vigário apostólico, prefeito apostólico, administrador apostólico, ordinário
militar, ordinário pessoal, prelado pessoal, eclesiástico superior de uma
missão sui iuris, administrador diocesano], presbítero ou padre, diácono e o
leigo - http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_posições_na_hierarquia_católica) e possui o CNBB (Conferência
Nacional dos Bispos do Brasil - http://www.cnbb.org.br/).
Paralelamente ao CMI existem outras
entidades globais que aglomeram religiões (que logo terminarão de se unificarem
numa coisa só): CIIC - Concílio Internacional de Igrejas Cristãs, CMIE -
Conselho Mundial das Igrejas Evangélicas (http://www.cmieconselho.com/), ALADIC - Aliança Latino-Americana
de Igrejas Cristãs (http://www.aladic.org/), CIELF - Concílio Internacional de
Igrejas Cristãs, WEA (Aliança Evangélica Mundial = 127 alianças em 7 regiões e
104 organizações membro), NAE (Associação Nacional de Evangélicos = mais de
45.000 igrejas de 61 denominações diferentes), Conselho Internacional do
Desafio Miquéias (ONU), Aliança Batista Mundial ("Baptist World Alliance",
201 denominações batistas em mais de 140 países - http://www.bwanet.org/), Federação Luterana Mundial,
Comissão Internacional de Diálogo Luterano-católica pela Unidade, Associação
Ecumênica da Igreja da Inglaterra, ARCIC (Comissão Internacional
Anglicano-Católica), Fraternidade Reformada Mundial (http://wrfnet.org/), AMIR - Aliança/Fraternidade Mundial
de Igrejas Reformadas (World Alliance of
Reformed Churches - http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/chrstuni/sub-index/index_alliance-reformed.htm, http://wcrc.ch/, http://www.crcna.org/ e
http://www.martinbucer.com/wp-content/uploads/2013/07/declaracao.pdf), Movimento G-12 (http://visiong12.com/ e
http://www.g12brasil.com/index.htm), Worldwide
Faith News (http://www.wfn.org/), Associação Mundial para a Comunicação Cristã Global (World Association for Christian
Communication Global - http://www.waccglobal.org/), CLAI (Conselho Latino Americano de
Igrejas, Consejo Latinoamericano de
Iglesias ou Latin American Council of
Churches - http://www.claibrasil.org.br/, http://www.claiweb.org/ e http://www.clailiturgia.org/), ACT - Alliance (http://www.actalliance.org/about/actmembers), CESE (Coordenadoria Ecumênica de
Serviço – http://www.cese.org.br/), Movimento dos Focolares (http://www.focolares.org.br/), KOINONIA (http://www.koinonia.org.br/), Adhonep (http://www.adhonep.org.br/br/), AMIDE (Associação Missionária para
Difusão do Evangelho - http://www.amide.org.br/), VEMBRASIL - Visão de Evangelização
Mundial (http://www.vembrasil.org/), Aliança Bíblica Universitária do
Brasil (http://www.abub.org.br/), ALUMI - Aliança Universitária para
Missões (http://missaoalumi.wordpress.com/), ABUB - Aliança Bíblica
Universitária do Brasil (http://www.abub.org.br/), Associação Nacional de União de
Ministros do Evangelho de Cristo (http://assocnaciuniaoemcristo.blogspot.com.br/), Acrijem - Associação Crista Jetro
de Evangelismo e Missões (http://www.acrijem.com.br/), Amir - Associação Missionária de
Resgate para Reconciliação (http://www.missaoamir.com/), Marcha para Jesus (http://www.marchaparajesus.com.br/), AIM (Associação Internacional de
Missões ou International Association of
Missions - http://iamusa.org/), AMTB - Associação de Missões Transculturais
Brasileiras (http://www.worldevangelicalalliance.com/commissions/mc/mc_southafrica/resources/REFORMA_DO_ESTATUTO_DA_ASSOCIACAO_DE_MISSOES.pdf e http://www.amtb.org.br/), AMTB - Congresso Brasileiro de
Missões http://www.congressobrasileirodemissoes.com/), MISSÃO KAIRÓS - Associação para
Treinamento Transcultura (http://www.missaokairos.com.br/), Aliança Cristã Evangélica
Brasileira (http://www.aliancaevangelica.org.br/), AMIDE - Associação Missionária para
Difusão do Evangelho (http://www.amide.org.br/), Congressos, Seminários, Convenções,
Colóquios, etc.
Recorde que também existem as
intituladas entidades de classe: CFP - Conselho Federal Pastor (http://www.conselhofederaldepastor.com.br/), CNPB - Conselho Nacional de
Pastores do Brasil (http://www.cnpb.com.br/), CIMEB - Conselho
Interdenominacional de Ministros Evangélicos do Brasil (http://www.cimeb.org.br/site/), OTPB - Ordem dos Teólogos e
Pastores de Brasil (http://www.pastoreseteologos.com/), CPB - Conselho de Pastores do
Brasil (http://conselhodepastorescpb.ning.com/), CIPAM - Conselho Internacional de
Pastores de Ministros (http://www.conselhodepastor.com.br/), etc.
Até mesmo com nomes e objetivos
supostamente sem conotação religiosa, existem entidades internacionais que
estimulam a unificação das religiões, por exemplo, a Conferência Mundial pela
Paz (http://www.youtube.com/watch?v=M4GQWp23S8k), Comissão de Direitos Humanos da OAB
(http://www.oabse.org.br/2197/culto-ecumenico-reune-autoridades-e-lideres-religiosos.html e http://www.faxaju.com.br/conteudo.asp?id=177167) e até mesmo debates sobre a água (http://www.cnbb.org.br/comissoes-episcopais/ecumenismo/12208-conselho-mundial-das-igrejas-realiza-encontro-de-consulta-ecumenica-sobre-agua-).
Os seminários, acampamentos,
passeatas, congressos e cultos interdenominacionais, assim como os cantores, shows, consertos, festas beneficentes, picnics, campeonatos, futebol, barzinhos e boates
Gospeis grandemente contribuem para o Ecumenismo. Não se iluda, interdenominacional
também quer dizer, e é, Ecumenismo.
· "Nossa Senhora
une a evangélica Ana Paula Valadão e o Padre Fábio de Melo" - http://www.youtube.com/watch?v=ASfneacNdcw
· 4 cantores: 2
evangélicos (Regis Danese e Damares) e 2 católicos (Padres Marcelo Rossi e
Fabio de Melo) no palco da XUXA - http://www.youtube.com/watch?v=bNkZFGSPFA4
· Pastor Bené Gomes
dentro de uma igreja católica - http://www.youtube.com/watch?v=PftKpaS55mQ&list=PL93F179876B89035C
· Inauguração da uma
Igreja Adventista com ajuda a Igreja Católica - http://www.youtube.com/watch?v=Y_kr9_MFgQw
· Papa Francisco prega o
ecumenismo ao entrar em templo da Assembleia de Deus - http://www.youtube.com/watch?v=Cd1OowRXjXE
· Apostasia na
Assembleia de Deus Madureira Manoel Ferreira e Reverendo Moon Coreia 2010 - http://www.youtube.com/watch?v=IfN9toHM04Q
· Líderes religiosos de
vários países participam de funeral do papa da Igreja Copta no Egito - http://195.188.87.10/portuguese/videos_e_fotos/2012/03/120320_funeral_papa_copta_fn.shtml
· Cidade da Luz reune
líderes religiosos em culto ecumênico - http://www.youtube.com/watch?v=J_Xo904hVt8
· Leigo Localiza Mais
Provas do Ecumenismo na IASD - http://centrodeestudosprofeticos.com.br/index.php?option=com_k2&view=item&id=111:leigo-localiza-mais-provas-do-ecumenismo-na-iasd&Itemid=165
·
Primeiro Encontro Inter-religioso de São Paulo 26 março
2013 Catedral Nossa Senhora do Paraiso - http://www.youtube.com/watch?v=qWChuWJWHcw
· Papa Francisco e a
união das igrejas - o ecumenismo avança para sua reta final - http://www.youtube.com/watch?v=hSkTNXmAtBU
· Representantes de
várias religiões se reuniram no estádio em um ato para promoção da paz - http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2014/05/igreja-lanca-campanha-social-para-copa-do-mundo-no-maracana.html
· http://www.evangeliodejesus.org/wp-content/uploads/2013/05/DESENMASCARANDO-AL-G12.pdf
· Papa se reúne com líder mórmon e pastor em busca de “união” - http://noticias.gospelprime.com.br/papa-ecumenismo-evangelicos-mormons/
· Papa manda mensagem aos brasileiros e diz que futebol é oportunidade para promover harmonia entre os povos - http://oglobo.globo.com/brasil/papa-manda-mensagem-aos-brasileiros-para-copa-pede-solidariedade-paz-12818917
· Líderes religiosos pedem paz e união na Copa no Brasil - http://noticias.gospelprime.com.br/religiosos-cartas-copa-do-mundo/
· Igreja evangélica transmite jogo da Copa aos fiéis - http://gospelhoje.com.br/igreja-evangelica-transmite-jogo-da-copa-aos-fieis/
· Igrejas promovem Copa Gospel com 300 atletas evangélicos - http://noticias.gospelprime.com.br/igrejas-promovem-copa-gospel/
· Rodolfo Abrantes Pelo Fim da Cultura Gospel - https://www.youtube.com/watch?v=9LTFTKwTogg&feature=youtu.be
· Papa se reúne com líder mórmon e pastor em busca de “união” - http://noticias.gospelprime.com.br/papa-ecumenismo-evangelicos-mormons/
· Papa manda mensagem aos brasileiros e diz que futebol é oportunidade para promover harmonia entre os povos - http://oglobo.globo.com/brasil/papa-manda-mensagem-aos-brasileiros-para-copa-pede-solidariedade-paz-12818917
· Líderes religiosos pedem paz e união na Copa no Brasil - http://noticias.gospelprime.com.br/religiosos-cartas-copa-do-mundo/
· Igreja evangélica transmite jogo da Copa aos fiéis - http://gospelhoje.com.br/igreja-evangelica-transmite-jogo-da-copa-aos-fieis/
· Igrejas promovem Copa Gospel com 300 atletas evangélicos - http://noticias.gospelprime.com.br/igrejas-promovem-copa-gospel/
· Rodolfo Abrantes Pelo Fim da Cultura Gospel - https://www.youtube.com/watch?v=9LTFTKwTogg&feature=youtu.be
Uma pessoa não precisa ter seu nome, o
da sua denominação religiosa ou do seu pastor registrado como membro do CMI
para ser Ecumênico. Basta qualquer deles celebrar ou participar de qualquer
acordo, tratado, trabalho, pregação ou cerimônia com algum representante de
outra crença; bem como basta simplesmente crer ou professar essa crença de unificação
de religiões. Como numa guerra qualquer ato de demonstração de afeição, estima,
simpatia, amizade, sentimentos, consideração ou conivência com algum inimigo é
considerado crime de traição.
Com as desculpas de diálogo
inter-religioso ou de cooperação no campo missionário, muitas igrejas se
unificam e acabam se ligando ao ecumenismo. Sua igreja contribui com as tais
"Missões" ou "Evangelização" feita através de outra
entidade hierarquicamente superior? Muitos pensam que quando os evangélicos se
reúnem, mostram sua força "contra" o catolicismo. Isto não é verdade,
porque estão abrindo mão de suas posições doutrinarias e, embora se mostrem com
pujança no tamanho, número e muitas vezes no "barulho", mostram
também fraqueza em conteúdo. Se abrem mão de suas crenças para se ajuntar entre
si, até quando não abrirão mão delas para juntar-se ao Romanismo? Aliás, se o
fazem com um, por que não com o outro?
DIZIMO EVANGÉLICO INDO PARA A CATÓLICA -
CONCÍLIO MUNDIAL DE IGREJAS - http://www.youtube.com/watch?v=L3M2-DicrnE
"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição." (II Pedro 2).
"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (II João 9-11).
'Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu." (II Tessalonicenses 3:6).
"Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão." (II Tessalonicenses 3:14-15).
"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." (Mateus 18:17).
"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16:17).
"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (II Timóteo 3:5).
"No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição." (II Pedro 2).
"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.
Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras." (II João 9-11).
'Mandamo-vos, porém, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que anda desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu." (II Tessalonicenses 3:6).
"Mas, se alguém não obedecer à nossa palavra por esta carta, notai o tal, e não vos mistureis com ele, para que se envergonhe.
Todavia não o tenhais como inimigo, mas admoestai-o como irmão." (II Tessalonicenses 3:14-15).
"E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano." (Mateus 18:17).
"E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles." (Romanos 16:17).
"Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te." (II Timóteo 3:5).
Exemplificando, os ingleses fundaram
em 1892 missões para atuar na América do Sul (Help for Brazil), South
American Evangelical Mission (Argentina) e Regions Beyond Missionary Union (Peru). Após a Conferência de
Edimburgo (1910), essas missões vieram a constituir a União Evangélica Sul -Americana
– UESA (1911). Até 1913, foram organizadas somente treze igrejas
congregacionais no Brasil, todas autônomas. Em julho de 1913, essas igrejas se
reuniram em 1ª Convenção Geral, no Rio de Janeiro. Daí até 1942, a denominação
mudou de nome dez vezes (União das Igrejas Congregacionais e Cristãs do
Brasil). Em 1917 foi criada a Comissão Brasileira de Cooperação (entre as
igrejas evangélicas históricas). Essa entidade se uniu em 1934 à Federação das
Igrejas Evangélicas do Brasil e ao Conselho Nacional de Educação Religiosa para
formar a Confederação Evangélica do Brasil (CEB). Nos anos 50 e início da
década de 60, a CEB criou a Comissão de Igreja e Sociedade (1955), depois Setor
de Responsabilidade Social da Igreja.
Até mesmo as associações com finalidade de impressão, compra ou distribuição de Bíblias pode ser comprometedora em razão de qual versão/tradução da Bíblia se trata, quais são as crenças e doutrinas dos outros associados, como será feita a distribuição, para quem serão distribuídas, em que circunstâncias será essa distribuição, etc. Claro que uma mera compra coletiva para reduzir custos (rateio de despesas), onde se conferiu a versão da Bíblia e cada um terá seus exemplares para destinarem da forma como bem aprouverem, não parece denotar uma unificação de credos.
Até mesmo as associações com finalidade de impressão, compra ou distribuição de Bíblias pode ser comprometedora em razão de qual versão/tradução da Bíblia se trata, quais são as crenças e doutrinas dos outros associados, como será feita a distribuição, para quem serão distribuídas, em que circunstâncias será essa distribuição, etc. Claro que uma mera compra coletiva para reduzir custos (rateio de despesas), onde se conferiu a versão da Bíblia e cada um terá seus exemplares para destinarem da forma como bem aprouverem, não parece denotar uma unificação de credos.
· Sociedade Bíblica do
Brasil - http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=3
· Os 66 anos da Sociedade Bíblica do Brasil - http://www.soma.org.br/a-biblia-no-brasil-e-no-mundo/4278-rev-erni-seibert-os-66-anos-da-sociedade-biblica-do-brasil
· Os 66 anos da Sociedade Bíblica do Brasil - http://www.soma.org.br/a-biblia-no-brasil-e-no-mundo/4278-rev-erni-seibert-os-66-anos-da-sociedade-biblica-do-brasil
Existe uma infinidade de agrupamentos
religiosos: Gideões (http://www.gideoes.com.br, http://www.gideoes.org.br, http://gideoesmissionarios.org e http://www.gideoesrs.com.br), UNIPAS - União de Pastores de São
Paulo (http://www.unipas.com.br/), Federação das Igrejas Evangélicas
do Estado do Ceará, CIEAB - Confederação das Igrejas Evangélicas Apostólicas do
Brasil (http://www.cieab.com.br/), Federação Nacional de Igrejas
Presbiterianas, Confederação Nacional de UPH's da Igreja Presbiteriana do
Brasil (http://www.ipb.org.br/uph/portal/cnhp), Confederação Metodista de Homens (http://www.homensmetodistasdobrasil.com.br/), Confederação União Brasileira da
Igreja Adventista do 7º dia, Confederação Geral das Igrejas Independentes do
Brasil e o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (http://www.conic.org.br/), cujas igrejas membros são: Católica
Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão
Luterana no Brasil, Sirian Ortodoxa de Antioquia e Presbiteriana Unida (http://www.conic.org.br/cms/igrejas-membro).
Outro detalhe é que a adesão ao
ecumenismo por algum ministro religioso ou por alguma denominação religiosa não
precisa ser formalizada (assinatura de um documento), mas apenas demonstrada,
pregada ou exercida. Assim, por exemplo, existem as tais cerimônias ecumênicas,
como o culto da unidade do Concílio Geral com instituições e igrejas de várias
partes do mundo (http://www.metodista.org.br/concilio-geral-culto-da-unidade-reune-liderancas-religiosas-internacionais).
É fato que líderes evangélicos
mundiais, como, da Igreja Batista, Presbiteriana, Luterana e Pentecostais, já
estão alinhados com o Papa (Igreja Católica e seu Ecumenismo), a partir da
flagrante homenagem que prestaram ao Pontífice Romano nos Estados Unidos, à
época, Bento XVI, onde se vê claramente, os líderes da antes denominada Igreja
Protestante, reverenciando e beijando a mão do sacerdote católico. Sendo assim,
quem protestava, deixou de protestar e agora faz parte da comunhão católica, tendo
como líder, o Papa.
Nas "posses" dos papas todos
os líderes religiosos comparecem à cerimônia dentro do Vaticano, onde,
inclusive, muitos ajoelham-se diante dele e beijam-lhe o anel.
· "Papa Francisco
recebe os cumprimentos do Primaz da Igreja Apostólica Armênia do Brasil" -
http://www.youtube.com/watch?v=p_82X6DsYAA
· Líderes Adventistas
reverenciam o Papado como líder máximo do Cristianismo mundial - http://www.adventistas-bereanos.com.br/2006janeiro/ecumenismovideodopapahomenageadopelaiasd.htm
Em 2000, ocorreu a assinatura dentro
de um templo católico, de um Tratado de amizade entre as igrejas Católica e a
Adventista. Através desse tratado os pastores adventistas foram proibidos de
atacar a Igreja Católica e, ainda, ficou combinado que o livro "O Grande
Conflito" sofreria alterações (tal, como, por exemplo, a palavra
"Igreja Católica", em muitos lugares, ser trocada por "Romanismo"
nas novas edições).
Em 2008, um grande grupo
religioso-representativo se concentrou na Sinagoga da Associação Religiosa
Israelita (ARI) no Botafogo, para promover e desenvolver o que eles chamaram:
Seminário do diálogo inter-religioso. Segundo eles, o evento constituiu uma mobilização
pró celebração inter-religiosa, reafirmando a crença no diálogo e na
possibilidade das diversas fé se unirem em prol do conhecimento mútuo e do
entendimento. O evento foi marcado com presenças de um Arcebispo do Rio de
Janeiro D. Orani Tempesta, do Sheik Salah El Din Mohamed, do Babalao Ivanir dos
Santos, dos Rabinos Sergio Margulies e Dario Biáler e de representantes de
diversos credos; com a participação de Monges Beneditinos que, juntamente com
os cantores litúrgicos da ARI (André Nudelman e Oren Boljover). Entre as
diversas correntes de influência religiosa, autoridades políticas, educadores e
líderes religiosos, estavam presentes representantes da modalidade evangélica:
Pastor Marcos Amaral, da Igreja Batista, e, Pastor Francisco Nery, representando
a OMEBE (Ordem dos Ministros Evangélicos no Brasil e no Exterior), de caráter
interdenominacional, que agrega Pastores de diversas denominações tradicionais
importantes (Assembleia de Deus, Quadrangular, Batista, etc.).
O Ecumenismo traz e faz confusão de
divindades, livros sagrados, doutrinas, liturgias, línguas... lembrando o
episódio da Torre de Babel. Colocar no mesmo altar, como no se fosse o Panteão
Romano, todos os deuses e livros sagrados das religiões pagãs, é aberração para
com o Deus Cristão. Até mesmo nas mitologias de múltiplos deuses, existe um
deus maior que lidera; quem seria esse deus maior no Ecumenismo?
· Igreja Evangélica ou
Centro de Cultos Afro-Brasileiros - https://www.youtube.com/watch?v=M57qUea_MJo
· Igreja ou centro de
macumba? Culto a Deus ou ao demônio? Padre ou pai de santo? Cristãos ou pagãos?
Deus ou o diabo? Anjos ou demônios? - http://pt.gloria.tv/?media=270965
· Pastor diz a Verdade
sobre o Culto Evangélico e o Culto da Macumba - https://www.youtube.com/watch?v=-b4pvu_Sl50
· A APOSTASIA DENTRO DAS
"IGREJAS" - SHOW GOSPEL - https://www.youtube.com/watch?v=vdt_rLlNXgU
Somos colocados em igualdade com os
demais, fazendo parecer que tudo é a mesma coisa, quando não é e não deve ser. Como
conciliar ensinamentos heréticos (como a existência de um Purgatório para as
almas perdidas; a função intercessora de Maria, o sumo sacerdócio papal) e
práticas idólatras católicas (como adoração à Maria, aos santos e às imagens),
claramente contrários aos postulados bíblicos, com a fé cristã professada pelas
Reformas Protestantes, que só adora a Deus e tem Jesus como único e exclusivo Salvador
e Mediador entre Deus e os homens? É hipocrisia não dar importância às
diferenças doutrinarias ou dizer: "ele crê errado, mas isto não tem
importância. Está bem para mim deste jeito", se sabemos que Deus não pensa
assim. Caso contrário não haveria necessidade da Bíblia; Deus aceitaria a todos
de qualquer maneira; e, Cristo teria morrido em vão. Se de qualquer jeito está
bom, para que Cristo e para que Bíblia?
·
"Além
do facto de se apoiar em teses heterodoxas, o ecumenismo é nocivo para as
almas, no sentido em que relativiza a fé católica, contudo indispensável à
salvação, e perverte a Igreja Católica, única arca de salvação." ("Do
Ecumenismo à Apostasia Silenciosa - 25 anos de pontificado de João Paulo
II", Item 31, p. 9; http://www.capela.org.br/Crise/silenciosa.pdf e http://pt.scribd.com/doc/100511131/FSSPX-Do-Ecumenismo-a-Apostasia-Silenciosa).
·
"Os erros do Ecumenismo" segundo os católicos -
http://www.fatima.org/port/crusader/cr79/cr79pg57.pdf
· Um Ecumenismo que
ninguém converte é como água que nada molha, inútil - http://www.webartigos.com/artigos/um-ecumenismo-que-ninguem-converte-e-como-agua-que-nada-molha-inutil/25881/#ixzz345yZRQTs
· "Deixai crescer
ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei
primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no
meu celeiro." (Mateus 13:30).
A Conferência de Lambeth de 2008 (http://www.lambethconference.org/), reunião magna da Comunhão
Anglicana, resultou no compromisso dos 657 Bispos presentes em manter a
unidade, após as várias ameaças de cisma por causa da ordenação episcopal de
mulheres e homossexuais (http://pt.radiovaticana.va/storico/2008/08/05/conferência_de_lambeth:_anglicanos_conseguem_manter_unidad/por-222925).
·
Jornal
israelense acusa entidade ecumênica “Conselho Mundial de Igrejas” de incitar o
ódio contra judeus - http://fatosemfocobrasil.com/2013/10/01/jornal-israelense-acusa-entidade-ecumenica-conselho-mundial-de-igrejas-de-incitar-o-odio-contra-judeus/
E, o ecumenismo é encabeçado pela
Igreja Católica através do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos
Cristãos [ou para o Diálogo Inter-religioso] (http://www.vatican.va/roman_curia/pontifical_councils/interelg/index_po.htm) e da Comissão Episcopal Pastoral
para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da CNBB ("Marionetes do
Papado: Construindo a Religião do Mundo Unificado" - http://www.espada.eti.br/rc145.asp e "Os Planos Globais do
Vaticano" - http://www.espada.eti.br/n1477.asp); sendo que o papa Francisco afirmou
que Deus vai concluir o milagre “de unificação das Igrejas cristãs” (http://noticias.gospelmais.com.br/papa-afirma-deus-vai-concluir-unificacao-igrejas-cristas-65382.html e http://www.apocalipseuniversal.com/2013/03/papa-francisco-confirma-dialogo.html).
· "O Ecumenismo e a
Supremacia Papal - pt 1-3" - http://www.youtube.com/watch?v=h88A_2fuRvQ&list=PLk9VuBPQNiKnK42a-5HXf8-5o_Q9aw304
· Papa é o grande líder
mundial para a revista Fortune - http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/14110830/138
· Papa francisco e a
união das igrejas - o ecumenismo avança para sua reta final - http://www.youtube.com/watch?v=hSkTNXmAtBU
· Bento 16 reúne líderes
religiosos para pedir paz mundial - http://tvuol.uol.com.br/video/bento-16-reune-lideres-religiosos-para-pedir-paz-mundial-0402CC193764C8912326
· Papa Francisco celebra
missa para religiosos na Catedral de São Sebastião, no Rio - http://www.youtube.com/watch?v=ziGVZFENpO4
· CN Notícias: Papa
recebe grupo de bispos árabes - 17/09/13 - http://www.youtube.com/watch?v=4Zp2TPALFYw
· Papa pede união de
todas as religiões em defesa da paz - http://www.youtube.com/watch?v=OTesKTv1kl0
· Diálogo ecumênico é a
marca do pontificado de Francisco - http://tvuol.uol.com.br/video/dialogo-ecumenico-e-a-marca-do-pontificado-de-francisco-04024D193672E4A94326
· 31 igrejas cristãs e
176 religiões não cristãs (http://www.youtube.com/watch?v=Jf8_4j0W3NA e http://www.youtube.com/watch?v=cvGtsGE5UXc) aceitaram o convite
de Bento XVI para o encontro inter-religioso em Assis, Itália - http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=29&did=36439
Aos 15/11/2007, a Igreja Católica, a
Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana
no Brasil, a Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e a Igreja Sirian Ortodoxa de
Antioquia, na celebração dos 25 anos da fundação do CONIC (Conselho Nacional de
Igrejas Cristãs do Brasil), realizada em São Paulo, no templo do Mosteiro de
São Bento, resolvem reconhecer mutuamente a validade do Batismo administrado
nas respectivas Igrejas e tornar público este reconhecimento (Informativo dos
Luteranos, de Janeiro/2008, p. 2 e http://www.doutrinacatolica.com/modules/news/article.php?storyid=2550).
Em 2011, os líderes da Igreja
Católica, da Igreja Presbiteriana (EUA), Igreja Cristã Reformada da América do
Norte, Igreja Reformada da América e a Igreja Unida de Cristo, selaram um
“Acordo Comum de Reconhecimento Mútuo do Batismo” ("Common Agreement on
Mutual Recognition of Baptism" - http://www.usccb.org/beliefs-and-teachings/ecumenical-and-interreligious/ecumenical/reformed/upload/OFFICIAL-Common-Agreement-on-Mutual-Recognition-of-Baptism-Roman-Catholic-Reformed-Church-Dialogue-2011.pdf).
Em 2012, ao termo de três anos de
reflexões promovidas pelo Conselho das Igrejas holandesas, nove Igrejas dos
Países Baixos, entre as quais a Igreja católica, subscreveram uma declaração
comum na qual elas reconhecem o mesmo batismo cristão (http://www.ihu.unisinos.br/noticias/510660-nos-paises-baixos-um-passo-para-batismos-ecumenicos).
No dia 25/01/2014, na Catedral
Lusitana de São Paulo, em Lisboa, Portugal, Cinco igrejas históricas (Católica,
Lusitana Apostólica Evangélica, Evangélica Metodista, Evangélica Presbiteriana
de Portugal e Ortodoxa do Patriarcado da Constantinopla) assinaram um documento
reconhecendo oficialmente o batismo praticado entre elas (http://www.anglicannews.org/news/2014/04/mensagem-do-s%C3%ADnodo-da-igreja-lusitana.aspx, http://www.gpsgospel.com.br/evangelicos-e-catolicos-admitem-unico-batismo e https://www.facebook.com/igrejalusitana/posts/784603414896832?fref=nf).
No dia 21/04/2014, as Confissões
reunidas na Comunidade de trabalho das Igrejas Cristãs Suíças (CTE), assinaram
a extensão do reconhecimento recíproco do Batismo às Igrejas Anglicana e
Luterana (http://pt.radiovaticana.va/news/2014/04/02/sui%C3%A7a:_batismo_de_outras_confiss%C3%B5es_reconhecido_por_anglicanos_e/bra-787051). O documento foi assinado por representantes
da Igreja Anglicana e da Federação das Igrejas Evangélicas Luteranas da Suíça e
do Principado de Liechtenstein, junto à Conferência Episcopal Católica (CES), à
Federação das Igrejas Protestantes Suíças (FEPS) e à Igreja Católica Cristã,
que já haviam reconhecido reciprocamente o seus batismos em 1973 (http://verbonet.com.br/verbonet/index.php?option=com_content&view=article&id=36317:suica-batismo-de-outras-confissoes-reconhecido-por-anglicanos-e-evangelicos&catid=5:noticias).
Um movimento global chamado Empowered
21 planeja um segundo Pentecostes para 2015:
Em linhas gerais existe a aceitação
mútua do Batismo entre as seguintes igrejas protestantes: Luterana, Anglicana,
Metodista, Cristã Reformada, Batista, Presbiteriana e todas as que batizam o
fiel usando a seguinte fórmula: "Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e
do Espírito Santo, Amém." A Igreja Católica, a Ortodoxa Siriana no Brasil,
a Igreja Anglicana, a Igreja de Confissão Luterana no Brasil, a Igreja
Presbiteriana Unida assinaram um acordo reconhecendo mutuamente o batismo em
suas igrejas, excluindo assim qualquer possibilidade de os fiéis serem
batizados de novo, caso mudem de uma dessas denominações para outra. Só tem que
ser batizado novamente na Igreja Católica aqueles que foram batizados "em
nome de Jesus" (que é o batismo feito pelos Apóstolos [Atos 2:38, 8:16, 10:48 e 19:5; Romanos 6:3, Gálatas 3:28 e Tiago 2:7]; pesquise sobre os acréscimos de
Mateus 28:19 e de 1ª João 5:7 - https://www.youtube.com/watch?v=-a0Ecs1yyso), pois o Batismo ecumênico é sempre "em nome do Pai, do
Filho e do Espírito Santo."; já que a crença na doutrina da Santíssima
Trindade é o elo de ligação. Na Igreja católica os que foram batizados em Nome
da Trindade, apenas receberão os ritos complementares que normalmente as
Igrejas Protestantes não fazem (como a unção com o óleo da Crisma), mas não
haverá o uso da água. A Igreja Católica também considera válido o batismo das
Igrejas Ortodoxas.
· Implicações
sobre o mútuo reconhecimento do Sacramento do Batismo - http://www.claiweb.org/Signos%20de%20Vida%20-%20Nuevo%20Siglo/NS_enero08/Enero%20p17a.pdf
“o batismo em nome do PAI, FILHO, ESPÍRITO
SANTO, foi imposto como romano pelo imperador Carlos Magno” (INTRODUÇÃO ao
Cristianismo, Ratzinger, editora Herder).
· QUEM
É DEUS - TRINDADE - O QUE PLATÃO TEM A VER COM O CRISTIANISMO - https://www.facebook.com/groups/498621473485362/640430109304497/
·
TRINDADE
e o credo de Nicéia - https://www.facebook.com/groups/498621473485362/640429999304508/
·
O
Credo Apostólico - https://www.facebook.com/groups/498621473485362/498714556809387/
Quais são as grandes pedras no caminho da reta final da unificação das religiões/igrejas? Abolindo o celibato (proibição de casamento e abstinência sexual) dos sacerdotes católicos diminui a distância/diferenças entre a igreja católica e as evangélicas/protestantes mais conservadoras, bem como sobre as demais religiões (algumas crenças pagãs envolvem celibato apenas de forma voluntária e ainda por apenas determinado tempo). Outra pedra é a ordenança de mulheres (muitas religiões pagãs antigas possuíam sacerdotisas e esse espírito está cada vez mais forte). Mais uma seria a questão de não mais condenar os homossexuais (aí chegar-se-á aos padrões de Sodoma e Gomorra). Já o fator de aglutinação (elemento central que permite a unificação) é a doutrina da Trindade; a qual é elementar em várias crenças pagãs apesar de muitas possuírem várias divindades (mas predomina três deuses centrais). Ponto este elevado ao status de dogma (verdade absoluta inquestionável sob pena de excomunhão).
O padre Anibal Pereira Reis converteu-se ao Evangelho, desvinculando-se definitivamente da igreja romana em 1965, e alertou sobre o Ecumenismo que ele conheceu por dentro (http://pt.scribd.com/doc/33129261/Ex-Padre-Dr-Anibal-Pereira-dos-Reis-O-Ecumenismo-e-os-Batistas).
O padre Anibal Pereira Reis converteu-se ao Evangelho, desvinculando-se definitivamente da igreja romana em 1965, e alertou sobre o Ecumenismo que ele conheceu por dentro (http://pt.scribd.com/doc/33129261/Ex-Padre-Dr-Anibal-Pereira-dos-Reis-O-Ecumenismo-e-os-Batistas).
A atitude cristã é se posicionar
contra esse coral de falsos ministros, tal como Elias enfrentando os 450 profetas
de Baal (I Reis 18:22-39) ou como Eliseu se recusando a fazer parte do grupo de
profetas (II Reis 2:3,5).
"E não comuniqueis com as obras
infrutuosas das trevas, mas antes condenai-as." (Efésios 5:11).
No Velho Testamento, Deus sempre
exigia pureza, santificação e separação das outras religiões. Antes de subir a
Betel (casa de Deus), a família de Jacó teve que lançar fora seus “outros
deuses” (Gênesis 35:2). Deus falou para Israel não ter nenhum outro Deus (Êxodo
20:1-3), e exigia uma intolerância absoluta em relação aos outros (falsos)
deuses (Êxodo 22:20 e 23:24). Adoração de qualquer outro deus é vista como
desvio do Senhor (Êxodo 32:8; Juízes 2:12 e 10:6). Josué insistiu na
importância de servir somente o Deus verdadeiro, rejeitando os falsos deuses
dos outros povos (Josué 24:14-15). Homens fiéis recusavam servir outros deuses,
mesmo quando foram ameaçados de morte (Daniel 3:18). Moisés, o libertador dos
israelitas, não foi ecumênico (Deuteronômio 30:15-20).
No Novo Testamento, Deus exige a mesma
pureza e santificação. Servir falsos deuses é voltar à escravidão (Gálatas
4:8-9). Por isso, devemos nos guardar dos ídolos (I João 5:21 e I Coríntios
10:14); pois a idolatria é um pecado que impede acesso ao Reino de Deus e leva
à condenação eterna (I Coríntios 6:9-11 e Apocalipse 21:7-8). Os ensinamentos
da Nova Aliança não somente condenam a idolatria, mas toda e qualquer forma da
impureza (II Coríntios 6:14 - 7:1). Qualquer um que nos incentiva a aceitar
doutrinas que não vêm de Jesus Cristo deve ser rejeitado (Gálatas 1:6-11 e II
João 9). Jesus Cristo não é ecumênico (Mateus 7:13-14). Os apóstolos Pedro (Atos
2:36; 4:12) e Paulo (Colossenses 2:20 - 3:4) não foram ecumênicos.
Não há possibilidade de um Cristão
genuíno andar de comum acordo concernente a fé, com pessoas que não acreditam nas
verdades que estão contidas nas Sagradas Escrituras. Um Cristão autentico não
tem comunhão com pessoas que não professam a mesma fé em Cristo Jesus.
"Assim, como já vo-lo dissemos, agora de
novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já
recebestes, seja anátema." (Gálatas 1:9).
"Não! Quero dizer que o que os pagãos
sacrificam é oferecido aos demônios e não a Deus, e não quero que vocês tenham
comunhão com os demônios. Vocês não podem beber do cálice do Senhor e do cálice
dos demônios; não podem participar da mesa do Senhor e da mesa dos
demônios." (I Coríntios 10:20-21).
"Agora vos escrevi que não vos associeis
com aquele que, dizendo-se irmão, for […] idólatra […] com o tal nem ainda
comais." (I Coríntios 5:11).
"Não vos prendais a um jugo desigual com
os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão
tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte
tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de Deus com os
ídolos?" (II Coríntios 6:14-16).
"Todos sois filhos de Deus pela fé em
Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos
revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre;
não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus" (Gálatas
3:26-28).
"Duas pessoas andarão juntas se não
estiverem de acordo?' (Amós 3:3).
"Quando o SENHOR teu Deus te houver
introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas
nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os
cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas
e mais poderosas do que tu;
E o Senhor teu Deus as tiver dado diante de
ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem
terás piedade delas;
Nem te aparentarás com elas; não darás tuas
filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
Pois fariam desviar teus filhos de mim, para
que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e
depressa vos consumiria.
Porém assim lhes fareis: Derrubareis os seus
altares, quebrareis as suas estátuas; e cortareis os seus bosques, e queimareis
a fogo as suas imagens de escultura." (Deuteronômio 7:1-5).
"Quando entrarem na terra que o Senhor,
o seu Deus, dá a vocês, não procurem imitar as coisas repugnantes que as nações
de lá praticam." (Deuteronômio 18:9).
"Não façam aliança com eles nem com os
seus deuses." (Êxodo 23:32).
"Feliz aquele que confia em Deus, o SENHOR, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses!' (Salmos 40:4).
"Feliz aquele que confia em Deus, o SENHOR, que não vai atrás dos ídolos, nem se junta com os que adoram falsos deuses!' (Salmos 40:4).
O Ecumenismo é afronta à Palavra de
Deus porque, se doutrina não é importante, a Bíblia (Palavra de Deus) cai em
descrédito. Se doutrina não é importante, logo a Bíblia não é importante. Mas
os antigos cristãos não pensavam assim. Os apóstolos, e muitos depois deles,
foram presos, torturados e mortos, porque insistiam em pregar a verdade (não
parcial, mas total). Se estes tivessem cedido, hoje não teríamos mais nada da
Bíblia. Não se trata de meros detalhes, mas sim de pontos de suma importância
que geram e justificam uma separação (II Coríntios 10:5 e Judas 3). Não é uma
guerra ou um conflito entre pessoas e igrejas que pregamos, mas a separação
entre o falso e o verdadeiro; o que vem de Deus e o que vem do homem. Aliás, o
apóstolo Pedro já disse: "Mais importa obedecer a Deus do que aos
homens" (Atos 5:29). O jeito de obedecer a Deus é guardar o que ele diz em
sua Palavra e, atender aos apelos ecumenistas é deixar isto de lado e,
portanto, é obedecer aos homens no lugar de Deus.
Configura uma afronta ao Senhor Jesus
porque Ele perde a sua posição de Cabeça da Igreja (Efésios 5:23 e Colossenses
1:18), pois o Vaticano diz que a mãe de todas as igrejas cristãs é a Igreja Católica
Romana e que o seu cabeça (chefe e detentor da prerrogativa da infalibilidade)
é o Papa. Ele pode mudar até o que Jesus e seus apóstolos ensinaram (e como tem
mudado). Quando alguma Igreja Protestante se predispõe a assinar um tratado
ecumênico com a Igreja Católica, automaticamente está reconhecendo o papa, em
vez de Cristo, como o líder supremo da Igreja, fechando os olhos para
diferenças doutrinárias abissais contrárias à doutrina bíblica, destruindo a
sua identidade com a Igreja primitiva e desprezando os ensinamentos de Cristo e
dos apóstolos. Em suma, está apostatando da fé genuinamente cristã.
Constitui uma afronta ao Senhor Jesus porque
o depõe de sua posição de única fonte de salvação. Se uma igreja que crê e
prega que só a fé em Cristo é que salva, misturar-se a outra que crê e prega
que algo mais é necessário para "completar, assegurar ou garantir" a
salvação, como poderão conciliar as duas posições? Só há duas alternativas: ou
a segunda reconhece a Cristo como o bastante pela Sua Graça (João 5:24 e 14:6, Efésios
2:8-9, Romanos 3:23-24, I Timóteo 2:5-6) ou a primeira deixa esta verdade
fundamental do Evangelho de lado. O Ecumenismo não é Cristão, pois seu promotor
não é Cristão e seus parceiros também não o são. Ser Cristão é crer que só Cristo
salva.
Como pode o Espírito Santo convencer
alguém do pecado num encontro ecumênico, se o que é pecado para uns não é para
outros? Uns têm seu santo de devoção, mas outros vêm nisto a idolatria; uns
praticam a poligamia, mas outros vêm nisto adultério. O que ocorre então nos
encontros ecumênicos é que o pecado não é atacado; mas, pelo contrário, não é
só liberado, mas também incentivado. Em não existindo pecado, não se tem do que
se arrepender, muito menos se terá conversão a Jesus; ainda mais que se prega
que todas as crenças levam a Deus.
Considerando que o Espírito Santo guia
em toda a verdade, como pode um cristão se envolver num aglomerado de igrejas
com doutrinas diferentes e onde cada um tem a sua verdade? É ilusão pensar-se
que através de debates e convivência vão-se todos achegar à verdade divina. Na
verdade, nos encontros ecumênicos, já não se tenta fazer isto, pois isto os
afastaria. Então, fica cada um na sua própria mentira e tudo bem. O Espírito Santo
não está lá, pois ele está onde possa estar guiando os servos de Deus em toda
verdade e não somente em algumas verdades.
O Ecumenismo é afronta a Deus porque
prega o ajuntamento igual de todas as pessoas diante de Deus, indistintamente
de suas crenças e práticas. O Ecumenismo é uma afronta à Igreja de Jesus Cristo
porque ela perde a sua identidade de anunciadora do Evangelho de Arrependimento
e Fé, missão esta que Jesus destinou a ela na grande comissão (Mateus 28:18-20),
e de defensora da verdade como "coluna e firmeza" dela (I Timóteo 3:15).
Já que todos nós bem sabemos que dentro do chamado cristianismo há todo o tipo
de crença, e "cristãos" que nada sabem e nada fazem do que Cristo
ordenou, logo, podemos concluir, que isto seria afrontar a Deus, que quer e tem
"um povo seu especial, zeloso de boas obras" (Tito 2:14) e "Mas
vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido,
para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua
maravilhosa luz;" (I Pedro 2:9). O Ecumenismo afronta a Deus porque Deus
não quer todo mundo de qualquer jeito, Ele quer o Seu povo comprado por Ele com
seu próprio sangue (Atos 20:28) e separado (santo).
A unidade da Igreja de Jesus Cristo
sempre existiu, porque a unidade da Igreja de Jesus Cristo não é visível, ou,
em outras palavras, não depende da unidade de organizações; pois sua unidade é
inteiramente espiritual através do Espírito Santo. A Igreja de Cristo, a
verdadeira, sempre teve e terá um só Pastor, que é Jesus Cristo, sob a
liderança de quem segue firme pra a sua missão e destino. Tem ela também um só
Guia e representante legal de Cristo na terra, e é unicamente a Pessoa Divina
do Espírito Santo, que a mantém unida porque é Ele o elo que liga seus membros,
formando o corpo que cresce para Templo Santo do Senhor. Tem ela também homens
escolhidos e ungidos por Deus para o Pastorado. Somos já unidos pelo fato de
crermos em Jesus Cristo somente como Único, Suficiente e Capaz Senhor e
Salvador. E também porque cremos ser a Bíblia nossa regra de fé e prática,
cujas doutrinas fundamentais são as mesmas em todas as comunidades evangélicas.
Não precisamos de normas de Roma.
A verdadeira unidade cristã aceitável,
só é possível, no mesmo sentido e no mesmo parecer de fé (I Coríntios 1:10). A
unidade cristã louvável necessita de unanimidade, fora desta visão,
configura-se uma mera politicagem religiosa (Atos 2:41-46). A união cristã está
no mesmo Pão [ensino de Palavra] (I Coríntios 10:17). A unidade se introduz a
partir de Cristo (Efésios 4:13). A fé não cria agrupamentos com divergências ou
contradições (II Coríntios 6:14-18). A Igreja de Cristo não participa de
dialética com o oposto ou desempenha o papel representativo nos segmentos
alheio (I Coríntios 10:14-21). A única maneira de restaurar nossa comunhão com
os hereges é através do arrependimento e renúncia deles a todas as falácias, a
fim de que possa haver união e concórdia verdadeiras; uma união com a Verdade,
e não com a falácia e a heresia.
"Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de
nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja
entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo
parecer. Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da
família de Cloé que há contendas entre vós" (1 Cor. 1:10-11).
A convivência dos verdadeiros cristãos
com os pseudos cristãos (falsos cristãos, apóstatas, hereges, etc.) e com os pagãos
tem que ser semelhante a de jogadores de xadrez, de nunca entregarem o jogo
(desistirem de seu rei). Apesar de ser uma disputa entre o joio e o trigo, a
luz e as trevas, o bem e o mal, essa batalha é muito mais espiritual do que
material ou carnal (Efésios 6:12). Desse modo não deve ser travada como uma
guerra convencional, muitos menos como uma guerrilha. O comportamento deve ser
similar (não idêntico, mas apenas semelhante) à “guerra fria” a que os Estados
Unidos e a Rússia travaram e, ainda, travam de modo mais sutil. Em resumo,
apesar de inimigos mortais numa guerra pela vida e liberdade, por questões de
lógica, bom senso, convivência, sobrevivência, civilidade e, acima de tudo,
pela liderança do Espírito Santo que diz que não é pela força e nem pela violência,
mas pelo seu Espírito Santo (Zacarias 4:6 e II Tessalonicenses 3:14-15), o combate é no campo da pregação e da prática da Palavra
de Deus com equidistância dos adversários (o convívio social com eles não pode
implicar em renunciar à Palavra de Deus).
Nenhum comentário:
Postar um comentário