14 de novembro de 2005

COMO DEVE SER A PREGAÇÃO/CULTO? COM CONTEÚDO OU COM EMOÇÕES?

Hoje em dia é comum as pessoas dizerem que foram na igreja e que “foi uma benção”, pois sentiram emoções no corpo (arrepios dos pelos, arrepio da pele, frio na barriga, frio na espinha, a pressão caiu, a pressão subiu, falta de ar/fôlego, tontura, falta de equilíbrio, desmaio, lágrimas, soluços, sensação de calma e sonolência, etc).
As pessoas costumam relacionar as sensações carnais como se fizessem parte das coisas espirituais. Ou seja, como se estas sensações representassem a presença divina.
Mas quando se pergunta a essas pessoas o que aprenderam na celebração (missa, culto, reunião, ritual, etc) que tanto lhes emocionaram, elas ficam confusas e não sabem o que responder. Elas ficam mentalmente perguntando pra si mesmas: “Ué, aprender? Era para eu aprender alguma coisa? Estavam ensinando alguma coisa? Que eu sabia não ensinaram anda e eu não aprendi nada!” e nos respondem: “Eu senti a presença divina! Eu fui tocado pelo Espírito Santo! Eu estava com o senhor Jesus Cristo!”
Será que é somente numa igreja que se sente/tem a presença do Espírito Santo e do Senhor Jesus Cristo? Claro que não!
Será que o Senhor Jesus Cristo não tem coisa melhor para nos oferecer do que meras sensações carnais? Acaso precisamos de Deus para sentirmos sensações carnais prazerosas? As pessoas vão à igreja ouvir a Palavra de Deus ou para sentir sensações carnais? Acaso a Palavra de Deus é para causar sonolência?

Romanos 11:8 – “Como está escrito: Deus lhes deu um espírito entorpecido, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até o dia de hoje.”

Entorpecido significa: Que está em torpor; mole, enfraquecido; Desanimado, desalentado, torpente, tórpido.
Quais são afinal as finalidades da pregação da Palavra de Deus? Por óbvio que não é para nos fazer sentir meras emoções carnais, pois “a carne luta contra a alma e a alma luta contra a carne” e os prazeres da carne são diferentes e contrários aos prazeres espirituais.
O que é mais importante: sentir a presença divina ou conhecer a Deus e sua Palavra?

Gálatas 5:16-17,24 – “Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis.
(...)
E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.”

Romanos 8:4-8 – “(...) não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito. pois os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito para as coisas do Espírito.
Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.
Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser; e os que estão na carne não podem agradar a Deus.”

Filipenses 3:3 – “(...) servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Cristo Jesus, e não confiamos na carne.”

I Pedro 2:11 - “(...) vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;”

Oséias 6:6 – “Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos.”

João 4:24 – “Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”

Em nenhum lugar da Bíblia consta que as pessoas sentiram tais emoções carnais com a presença divina. Mas, já pelo contrário, com a presença de outro tipo de pessoa sim.

Jô 4:15 – “Então um espírito passou por diante de mim; arrepiaram-se os cabelos do meu corpo.”

A única exceção é quando se tem medo de Deus por saber que Ele vai nos condenar e punir:

Salmo 119:120 – “Arrepia-se-me a carne com temor de ti, e tenho medo dos teus juízos.”

Mateus 28:4 – “E de medo dele tremeram os guardas, e ficaram como mortos.”

Tiago 2:19 – “Crês tu que Deus é um só? Fazes bem; os demônios também o crêem, e estremecem.”

A Bíblia adverte que nos últimos tempos haverá pessoas que fariam prodígios para enganar:

Mateus 24:24 – “porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão grandes sinais e prodígios; de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.”

Apocalipse 19:20 – “E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.”

Pois quem se utiliza de emoções, sentimentos, sensações, instintos, etc para determinar sua ações, atitudes, comportamentos, etc, são os animais irracionais.

Salmo 73:21-22 – “Quando o meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração, estava embrutecido, e nada sabia; era como animal diante de ti.”

Judas 10 – “Estes, porém, blasfemam de tudo o que não entendem; e, naquilo que compreendem de modo natural, como os seres irracionais, mesmo nisso se corrompem.”

II Pedro 2:12 – “Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,”

Algumas das finalidades da pregação da Palavra de Deus são: 1) Arrependimento dos pecados (Mt 3:2,6; 12:41; Mc 6:12; Lc 15:7 e 24:47); 2) conversão (Lc 11:32, At 3:19); 3) Ensinar/explicar a Palavra de Deus (Fil 1:9; At 13:46, I Cor 2:4-5, II Tim 4:2, At 28:31; Col 1:9-10; Ecl 12:9-10; I Tim 2:4; Is 1:3, Is 28:9-12); 4) focar ao Senhor Jesus Cristo (Ef 4:13; Fil 3:8; At 8:5, I Cor 1:23, II Cor 4:5, At 28:31; Col 2:2; II Pe 1:3,8; II Pe 3:18; Is 11:9); 5) Fazer as pessoas darem glórias ao criador (Ap 14:6); 6) Fazer as pessoas temerem a Deus no sentido de respeitá-lo e reverenciá-lo como se deve (Is 11:2); 7) Ensinar como se entra no Reino dos Céus, ou seja, como ser salvo (At 16:30-31; João 6:47); etc.
Em síntese, pregar significa “Fazer ou tentar fazer acreditar”, mas não basta só acreditar que Deus existe, pois os próprios demônios crêem em deus e tremem de medo (Tg 2:19), inclusive, O conhecem face a face, mas isso de nada lhes adianta.

Oséias 4:6 – “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.”

Hebreus 6:1 – “Pelo que deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até a perfeição, não lançando de novo o fundamento de arrependimento de obras mortas e de fé em Deus,”

I Pe 2:2 – “desejai como meninos recém-nascidos, o puro leite espiritual, a fim de por ele crescerdes para a salvação,”

Hebreus 5:12-14 – “Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes novamente necessidade de alguém que vos ensine de novo quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim vos tornastes como necessitados de leite, e não de alimento sólido.
Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança; Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas, também o mal.”

Romanos 5:1-5 – “Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por quem obtivemos também nosso acesso pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.
E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança; e a esperança não desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”

II Pe 1:5-7 – “E por isso mesmo vós, empregando toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, e à ciência o domínio próprio, e ao domínio próprio a perseverança, e à perseverança a piedade, e à piedade a fraternidade, e à fraternidade o amor.”

Efésios 4: 11-16 –“E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efetua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.”

I Tessalonicenses 3:12 – “e o Senhor vos faça crescer (...)”
Mateus 5:48 – “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.”

II Coríntios 7:1 – “Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.”

II Coríntios 13:9 – “Pois nos regozijamos quando nós estamos fracos e vós sois fortes; e isto é o que rogamos, a saber, o vosso aperfeiçoamento.”

I Pedro 5:10 – “E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer.”

II Timóteo 3:16-17 - “Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra.”

João 8:31-32 – “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; e conhecereis a Verdade, e a Verdade vos libertará.”

Bem pregou São Paulo em I Coríntios 1:21-31:

“Visto como na sabedoria de Deus o mundo pela sua sabedoria não conheceu a Deus, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem.
Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados.
Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.
Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção; para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.”


Essas pessoas param seus estudos da Palavra de Deus. Não prosseguem no conhecimento. Se limitam a ir nos cultos e param de buscar ao Senhor Deus. Não buscam mais conhecimento. Acham que já sabem o suficiente. Pensam que o que sabem já basta. Depositam sua fé no fato de estarem indo no culto, como se o simples fato de ir no culto salvasse alguém. Não prosseguem no crescimento espiritual, continuando a comer “papinha”, a usar mamadeira e chupeta e a engatinharem na fé e na Palavra de Jesus Cristo. Assim se lhes é dado um alimento mais forte/pesado, eles vomitam por não conseguirem digerir.
As pessoas vivem querendo sinais, provas, visualizações, sensações, etc de que Deus está presente. As pessoas não conseguem crer em Deus (fé) e, por isso, ficam pedindo provas, sinais, visualizações, demonstrações, sensações ... de que Ele existe. Querem sentir a Deus pelos sentidos carnais (visão, olfato, paladar, tato e audição), mas “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” (Hb 11:1).

João 20:24-28 - “Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus.
Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.
Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.
Depois disse a Tomé: Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente.
Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!”

João 10:41 – “Muitos foram ter com ele, e diziam: João, na verdade, não fez sinal algum, mas tudo quanto disse deste homem era verdadeiro.”

Isaias 7:10 –12 - “De novo falou o Senhor com Acaz, dizendo:
Pede para ti ao Senhor teu Deus um sinal; pede-o ou em baixo nas profundezas ou em cima nas alturas.
Acaz, porém, respondeu: Não o pedirei nem porei à prova o Senhor.”

Felizes os que crêem sem existir nenhuma prova científica e antes que o milagre aconteça na revelação divina da atualidade (João 20:24-29 e Lc 7:1-10 c/ Mt 8:5-13)! Que valia terá acreditar no arrebatamento da noiva de Cristo depois que isso acontecer? Será o mesmo que crer no dilúvio depois que ele já começou! Do que adiantará reconhecer que Jesus Cristo é O Senhor Deus do Universo no dia em que Ele julgará a humanidade? Nada de bom será, pois muitos verão que aquele mendigo que negaram comida, que aquela pessoa que agrediram, que aquele que mataram, que aquele que negaram socorro ... é justamente Quem está sentado no Trono Branco no Céu e, naquele instante, já saberão que serão condenados ao inferno.