14 de novembro de 2005

E-mail de cético e a resposta

prezado Adriano Caravina,

Não sei com q propósito tu enche minha caixa de E-mail com E-mails religiosos, proprios de igrejas evangélicas, eu francamente acho admiravel seu esforço em tentar catequisar as pessoas atravez da internet, mas francamente, acho a igreja evangélica uma instituição de baixo nivel, que possui carater duvidoso, tanto por explorar seus fiéis, quanto por não usar esse dinheiro em coisas uteis a sociedade(escolas, escolas técnicas para as pessoas pobres ´aprenderem a pescar´ , ou coisas do tipo), mas usam esse dinheiro para construir templos luxuosos, sustentar pastores a pão de ló a dar carros importados a eles, sem contar em comprarem horarios na TV para exibição de propagandas da igreja evangélica, propagandas que afirmam que o pastor tem o poder de abençoar a todos para que Deus inrriqueça o fiel e coisas do tipo, além de ofenderem a crença africana, alegando que qualquer problema que a pessoa tem na vida é culpa de um encosto, isso é ridiculo, francamente de todo meu coração espero que o vc se desiluda desse tipo de coisa, pois esse caminho não leva a nada e em nenhum lugar da biblia diz que o Céu pode ser comprado.
agora se vc for capaz de me enviar a resposta da pergunta que vou te fazer, eu me converto em uma pessoa religiosa, se não for capaz de responder, pense e reflita bastante se essa forma de vida religiosa vale apena

SE DEUS É ONIPOTENTE, SE ELE É CAPAZ DE FAZER QUALQUER COISA, ELE SERIA CAPAZ DE CRIAR UMA PEDRA TÃO GRANDE E PESADA QUE NEM ELE POSSA ERGUER?
>pense bem antes de responder, pois vale lembrar de que se ele pode criar uma pedra que ele não possa erguer, logo ele não seria todo poderoso pois não poderia levantar essa pedra, e se ele não conseguir fazer essa pedra tb.<

Um grande abraço, de seu amigo Cristiano Glustack

MINHA RESPOSTA:

Saudações meu querido, prezado, estimado e amigo Cristiano Glustack.

Eu te peço um pouco de paciência para ler minha tentativa de lhe responder satisfatoriamente seu e-mail.

Novamente obrigado por ser uma pessoa educada e de bom senso apesar de discordar dos meus textos. Mas, me responda uma coisa, você nunca leu meus textos, não é?

Os e-mails que você está recebendo são enviados automaticamente pelo Multiply assim que posto (insiro) uma nova mensagem no meu blog/jornal do Multiply.

Se e quando você quiser parar de receber estes e-mails bíblicos é só me falar que eu entro nas configurações do Multiply e retiro o seu e-mail da relação de leitores dos meus artigos. Não terá nenhum problema.

Eu perguntei acima se você leu meus artigos ou os simplesmente os deletou diretamente (sem os ler) pelo fato de que em nenhum dos meus textos eu prego (faço propaganda) dessa ou daquela denominação religiosa (igreja) ou, muito menos, desse ou daquele pastor (padre, pregador, bispo, etc). Justamente pelo contrário. No estudo: “LOUVAR A DEUS NÃO SALVA” eu falo contra a idolatria aos templos, igrejas, denominações religiosas, etc.

Eu entendo seu posicionamento e concordo, em grande parte, com você sobre:

“(...) acho a igreja evangélica uma instituição de baixo nivel, que possui carater duvidoso, tanto por explorar seus fiéis, quanto por não usar esse dinheiro em coisas uteis a sociedade(escolas, escolas técnicas para as pessoas pobres ´aprenderem a pescar´ , ou coisas do tipo), mas usam esse dinheiro para construir templos luxuosos, sustentar pastores a pão de ló a dar carros importados a eles, sem contar em comprarem horarios na TV para exibição de propagandas da igreja evangélica, propagandas que afirmam que o pastor tem o poder de abençoar a todos para que Deus inrriqueça o fiel (...).”

Realmente a Bíblia fala que se deve ajudar ao próximo, aos necessitados ...:

Isaias 1:12-17 – “Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene.
As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.
Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.
Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.”


Marcos 12:29-34 - “Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.”

I João 4:20 - “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?”

No meu estudo: “COM DEUS NÃO SE PRATICA COMÉRCIO. A DEUS SE AMA!.” Eu falo justamente sobre isso, pois, realmente, utilizando-me de suas próprias palavras: “em nenhum lugar da biblia diz que o Céu pode ser comprado”, como há séculos pregou Martinho Lutero contra a venda de indulgências e, claro, o próprio Jesus Cristo ao expulsar os comerciantes e cambistas do templo (Marcos 11:11-18). Também, no estudo: “COMO DEVE SER A PREGAÇÃO” eu falo contra esses pregadores de fala mansa que só estão interessados na lã e na gordura das ovelhas:

Ezequiel 34:2 – “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?”

Atos 20:29 - “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;”

I João 2:4 - “Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.”

É por causa desses lobos vestidos em peles de cordeiros (pastores que apascentam a si mesmos) que é difamada a Palavra de Deus e o caminho da Verdade. Por culpa dos maus, os bons são taxados:

II Pedro 2:1-3 – “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.
E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita.”

Eu não sou católico, mas também não sou de nenhuma igreja evangélica ou protestante. Eu não prego nenhuma placa de igreja. Sou simplesmente cristão. Não me julgues pelos outros. Não generalize. Não é por que a maioria seja errada, falsa, hipócrita, mentirosa, .... que todos os são.

No texto: “PORQUE EU DEIXEI O ATEÍSMO” está relatado o depoimento de um homem (cientista americano) que durante décadas foi totalmente ateu e cético e se converteu ao Senhor Jesus Cristo justamente pelo fato de que em todas as inúmeras vezes em que tentou provar enfática e categoricamente que Deus não existe, acabou nunca encontrando tais provas, mas, contraditoriamente, encontrou convicções irrefutáveis de que Ele existe.

No estudo: “QUEM É DEUS? TRINDADE? O QUE PLATÃO TEM A VER COM O CRISTIANISMO?” dou uma aula de história sobre a origem do Cristianismo, da Igreja Católica Apostólica Romana e seu envolvimento com as crenças pagãs romanas.

Eu não quero que você se converta numa pessoa religiosa. Pelo contrário, eu gostaria que você aceitasse e cresse no Senhor Jesus Cristo, no seu sacrifício na Cruz do Calvário por nós e em suas Palavras.

Sobre a tua pergunta (charada, enigma, pegadinha, ....) me faz lembrar um jovem que se aproximou do Senhor Jesus Cristo com uma pombinha em suas mãos atrás de suas costas. O jovem perguntou ao Senhor Jesus Cristo se o animalzinho que estava em suas mãos estava vivo ou morto. Então Jesus, conhecendo o seu coração e os seus pensamentos, lhe respondeu: Dependerá do seu coração. Resposta está que deixou o jovem em choque, pois este estava com as mãos prontas para quebrar o pescoço da pombinha caso Jesus lhe dissesse que ela estava viva. Ou seja, o jovem havia premeditado o seguinte: Se ele em disser que ela está morta, eu a mostro viva; já, se ele disser que ela está viva, eu a mato e lhe mostro morta. Não tem como ele escapar dessa charada. Mas não foi assim que aconteceu.

No Novo Testamento, principalmente nos quatro evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João), há vários relatos de pessoas pedindo várias provas e sinais ao Senhor Jesus Cristo, supostamente para que pudessem crer Nele e em suas Palavras.

Com o devido respeito, sem querer ofender, Deus não é macaquinho de circo, cachorrinho ensinado e nem palhaço/bobo da corte de ninguém. Por isso Ele não fica fazendo sinais, dando provas, respondendo enigmas ... para que as pessoas creiam Nele. Quem é para crer, vai crer, pois a definição de fé é justamente o contrário disso, ou seja, conforme Hebreus 11:1 - “ORA, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.”

No Velho Testamento, Deus, por meio de Moisés fez vários sinais e milagres para o Faraó do Egito, mas este nunca acreditou, nunca aceitou.

Do mesmo modo, nos Evangelhos constam que várias pessoas ficavam vindo a Jesus para lhe proporem charadas, enigmas, perguntas, testes, ciladas ... e quer apesar de Jesus lhes responder de modo perfeito (e eles ficarem sem palavras com as respostas de Jesus), eles nunca aceitavam, nunca criam e ficavam pensando em uma nova pergunta, charada, pegadinha, teste, cilada .... Não adiantava Jesus lhes dar uma resposta perfeita, pois eles nunca ficavam satisfeitos.

´Deus não faz milagres para convencer o ateu. Suas obras cotidianas bastam.´ - Francis Bacon

Assim, não adianta nada, é total perda de tempo, Deus ficar atendendo os caprichos dessas pessoas e lhes conceder os sinais, as provas, as respostas ... que lhe pedem, pois mesmo assim o fazendo, estas pessoas continuarão a sempre duvidar, nunca aceitarão, nunca acreditarão e continuarão a cada vez mais pedir outros sinais, outras provas e proporão outras perguntas, enigmas, charadas... Nunca estarão satisfeitas com as provas, sinais, milagres, respostas, pois são incrédulos.

Mateus 12:38-40 – “Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre, queremos ver da tua parte algum sinal.
Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.”

Mateus 22:15-46 - “Então os fariseus se retiraram e consultaram entre si como o apanhariam em alguma palavra; e enviaram-lhe os seus discípulos, juntamente com os herodianos, a dizer; Mestre, sabemos que és verdadeiro, e que ensinas segundo a verdade o caminho de Deus, e de ninguém se te dá, porque não olhas a aparência dos homens.
Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar tributo a César, ou não?
Jesus, porém, percebendo a sua malícia, respondeu: Por que me experimentais, hipócritas?
Mostrai-me a moeda do tributo. E eles lhe apresentaram um denário.
Perguntou-lhes ele: De quem é esta imagem e inscrição?
Responderam: De César. Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
Ao ouvirem isso, ficaram admirados; e, deixando-o, se retiraram.
No mesmo dia vieram alguns saduceus, que dizem não haver ressurreição, e o interrogaram, dizendo:
Mestre, Moisés disse: Se morrer alguém, não tendo filhos, seu irmão casará com a mulher dele, e suscitará descendência a seu irmão.
Ora, havia entre nós sete irmãos: o primeiro, tendo casado, morreu: e, não tendo descendência, deixou sua mulher a seu irmão; da mesma sorte também o segundo, o terceiro, até o sétimo. Depois de todos, morreu também a mulher.
Portanto, na ressurreição, de qual dos sete será ela esposa, pois todos a tiveram?
Jesus, porém, lhes respondeu: Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus; pois na ressurreição nem se casam nem se dão em casamento; mas serão como os anjos no céu.
E, quanto à ressurreição dos mortos, não lestes o que foi dito por Deus:
Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó? Ora, ele não é Deus de mortos, mas de vivos.
E as multidões, ouvindo isso, se maravilhavam da sua doutrina.
Os fariseus, quando souberam, que ele fizera emudecer os saduceus, reuniram-se todos; e um deles, doutor da lei, para o experimentar, interrogou-o, dizendo:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.
Este é o grande e primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Ora, enquanto os fariseus estavam reunidos, interrogou-os Jesus, dizendo:
Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Responderam-lhe: De Davi.
Replicou-lhes ele: Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés?
Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho?
E ninguém podia responder-lhe palavra; nem desde aquele dia jamais ousou alguém interrogá-lo.”

Marcos 11:18 – “E os escribas e príncipes dos sacerdotes, tendo ouvido isto, buscavam ocasião para o matar; pois eles o temiam, porque toda a multidão estava admirada acerca da sua doutrina.”

João 8:37 – “Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós.”

Mateus 12:14 – “E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.”

Mateus 26:3-4 – “Depois os príncipes dos sacerdotes, e os escribas, e os anciãos do povo reuniram-se na sala do sumo sacerdote, o qual se chamava Caifás.
E consultaram-se mutuamente para prenderem Jesus com dolo e o matarem.“

Marcos 3:6 – “E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.”

Marcos 15:29-32 - “E os que passavam blasfemavam dele, meneando as suas cabeças, e dizendo: Ah! tu que derrubas o templo, e em três dias o edificas,
Salva-te a ti mesmo, e desce da cruz.
E da mesma maneira também os principais dos sacerdotes, com os escribas, diziam uns para os outros, zombando: Salvou os outros, e não pode salvar-se a si mesmo.
O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam.”

Mateus 27:39-43 - “E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,
E dizendo: Tu, que destróis o templo, e em três dias o reedificas, salva-te a ti mesmo. Se és Filho de Deus, desce da cruz.
E da mesma maneira também os príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus, escarnecendo, diziam:
Salvou os outros, e a si mesmo não pode salvar-se. Se é o Rei de Israel, desça agora da cruz, e crê-lo-emos.
Confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.”

Mateus 4:1-11 - “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito; e: eles te susterão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.
Replicou-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o Diabo o levou a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles; e disse-lhe: Tudo isto te darei, se, prostrado, me adorares.
Então ordenou-lhe Jesus: Vai-te, Satanás; porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o Diabo o deixou; e eis que vieram os anjos e o serviram.”

No Estudo: “COMO SE REALIZA UMA PROFECIA” ou “SOBRE PROFECIAS E PROFETAS. QUEM CREU E QUEM CRÊ?” eu falo mais sobre isso.

Mas, vamos a seu enigma:

“SE DEUS É ONIPOTENTE, SE ELE É CAPAZ DE FAZER QUALQUER COISA, ELE SERIA CAPAZ DE CRIAR UMA PEDRA TÃO GRANDE E PESADA QUE NEM ELE POSSA ERGUER? pense bem antes de responder, pois vale lembrar de que se ele pode criar uma pedra que ele não possa erguer, logo ele não seria todo poderoso pois não poderia levantar essa pedra, e se ele não conseguir fazer essa pedra tb.”

Pelos dicionários, Onipotente, [Do lat. omnipotente.], é Aquele que dispõe de autoridade, comando e poder absoluto; cujo poder é ilimitado, irrestrito; que pode tudo; que é todo-poderoso.

O Senhor Deus criou absolutamente do nada absolutamente todas as coisas (o Universo e absolutamente tudo o que nele há). Em absolutamente em todos os lugares do Universo está presente Deus.

Atos 17:27-28 – “para que buscassem a Deus, se porventura, tateando, o pudessem achar, o qual, todavia, não está longe de cada um de nós; porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois dele também somos geração.”

Salmos 137:7-8 - “Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?
Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.”

Jeremias 23-24 – “Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe?
Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR. Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR.””

Oras, o Senhor Deus enche completamente todo o Universo e sustenta todas as órbitas dos planetas, astros, estrelas, constelações ....

Jeremias 10:10-13 – “Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu.
Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus.
Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento.”

Obadias 1:4 - “Se te elevares como águia, e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derrubarei, diz o SENHOR.”

´´Achar que o mundo não tem um Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.´´ - Benjamin Franklin

´O Universo desorienta-me. Não posso imaginar que exista um relógio sem relojoeiro´ – Voltaire

´É impossível que alguém contemple o céu e, apesar disso, consiga negar a existência de um Criador´. - Abraham Lincoln

´Do meu telescópio, eu via Deus caminhar! A maravilha, a harmonia e a organização do universo só podem ser resultado da vontade de um ser todo-poderoso, onipresente e onisciente´. - Isaac Newton

Deus não se limita a uma forma humana. Ele se fez carne e sangue para se aproximar de nós e para termos uma expressão visível de sua pessoa (Colossenses 1:15), mas sua essência não é a carne e sangue, mas sim o Espírito Santo (João 4:24) que enche o Universo.

As únicas coisas que “limitam” Deus é sua própria Palavra e seus atributos/personalidade, pois Ele não pode mentir (Hebreus 6:18, Tito 1:2). Ele falou e tem que cumprir. Ele não é mentiroso, pois Ele é Perfeito.

Deus não pode ir contra seus atributos. Deus não pode ir contra sua personalidade. Deus é integro e incorruptível. Deus é imutável. Deus não pode ir contra Si mesmo. Como Deus é Onipotente Ele não pode fazer nada que lhe contrarie isso. Como Deus é fiel, sincero, honesto, integro ... Ele não pode mentir.

Hebreus 13:8 – “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.”

Isaias 54:10 - “Porque os montes se retirarão, e os outeiros serão abalados; porém a minha benignidade não se apartará de ti, e a aliança da minha paz não mudará, diz o SENHOR que se compadece de ti.”

Jeremias 13:23 - “Porventura pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Então podereis vós fazer o bem, sendo ensinados a fazer o mal.”

Deus não pode conceber/criar nada que seja maior que Ele, pois assim não seria Onipotente. Toda criatura e toda criação é sempre inferior ao Criador. Nenhum discípulo é superior ao seu mestre.

João 13:16 - “Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou.”

Jó 4:17 - “Seria porventura o homem mais justo do que Deus? Seria porventura o homem mais puro do que o seu Criador?”

Isaias 45:9 - “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?”

Hebreus 6:16 – “Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda.”

Êxodo 18:11 - “Agora sei que o SENHOR é maior que todos os deuses; porque na coisa em que se ensoberbeceram, os sobrepujou.”

II Crônicas 2:5 - “E a casa que estou para edificar há de ser grande; porque o nosso Deus é maior do que todos os deuses.”

II Samuel 7:22 – “Portanto, grandioso és, ó SENHOR Deus, porque não há semelhante a ti, e não há outro Deus senão tu só, segundo tudo o que temos ouvido com os nossos ouvidos.“

II Crônicas 6:14 - “E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem nos céus nem na terra; que guardas a aliança e a beneficência aos teus servos que caminham perante ti de todo o seu coração.”

Isaias 46:9 - “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.”

Hebreus 6:13 - “Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo,”

Se Deus concebesse alguma coisa que lhe fosse superior, não seria Deus (O Ser Supremo, Criador de tudo, Todo Poderoso e Auto-suficiente), pois ninguém é maior ou está acima de Deus. O Deus Todo Poderoso não foi criado (Ele é O Criador), sempre existiu e sempre existirá. Ele existe antes de todas as coisas existirem. Todas as coisas existem e subsistem por meio Dele, por causa Dele e para Ele. Ele é a fonte de toda a vida e de toda a criação.

Em resumo, Deus fez o Universo e tudo o que nele há, o que é inúmeras vezes muito maior e muito mais pesado do que qualquer pedra, rocha, montanha ... que se possa imaginar e Deus sustenta, levanta, movimenta, ergue .... todo o Universo.



Um grande abraço, de seu amigo Adriano Caravina