14 de novembro de 2005

PORQUE EU DEIXEI O ATEÍSMO

PORQUE EU DEIXEI O ATEÍSMO
por John N. Clayton - http://geocities.yahoo.com.br/deusexiste/porquedeixei.htm

Por expor meus erros e enfatizar esta parte de minha vida, desejo que outros que possam estar seguindo os mesmos caminhos (em maior ou menor escala) não venham a cometer os mesmos erros. Alguém disse certa vez que ninguém é totalmente inútil; se não podemos fazer nada mais, podemos pelo menos servir como um mau exemplo. Minha esperança é que ao contar fatos sobre a primeira parte de minha vida, alguns de vocês possam vir a reconhecer a falta de sabedoria e talvez o julgamento medíocre que está envolvido em rejeitar Deus e viver uma vida que demonstra tal rejeição.

Pessoas me perguntam agora: “Você era realmente ateu? Você não acreditava mesmo em Deus?” Tenho que responder a esta questão afirmando categoricamente “sim”. Em uma época da minha vida, eu estive totalmente e firmemente convicto de que não havia esse negócio de Deus e que qualquer pessoa que cresse em Deus era idiota, supersticioso, ignorante, e simplesmente não tinha olhado para as evidências. Eu sentia que pessoas que criam em Deus eram incultos e estavam apenas seguindo tradições, superstições, e coisas que não faziam nenhum sentido. Tais pessoas não estavam conscientes do que estava acontecendo ao redor delas. É claro que este tipo de vida e convicção levaram-me a fazer e dizer coisas e a ser algo que era extremamente desagradável. Vivia uma vida que era imoral e que refletia a falta de fé em Deus. Vivia de uma forma totalmente centrada em mim mesmo e apenas interessado em satisfazer meus próprios prazeres e desejos sem considerar se outras pessoas seriam feridas ou não no processo. Fiz muitas coisas que me afetaram durante a vida toda. É por isso que apresento este relato na esperança de que você não cometa os mesmos erros e sofra as conseqüências como eu tenho sofrido. Não posso recordar todos os eventos da época em que vivi como ateu, mas estou certo dos conceitos. São os conceitos que quero compartilhar, pois lhe serão muito mais úteis do que os acontecimentos.

Acho que a razão pela qual me tornei ateu é a mesma pela qual muitos de vocês crêem em Deus. Eu tinha sido doutrinado desde criança a questionar, desafiar e a rejeitar Deus. Lembro-me de minha mãe me dizendo quando eu era criança, algo do tipo: “Você realmente crê que tem um velho flutuando no céu, atirando coisas à existência aqui na terra? Você realmente acredita que aquele prédio esquisito (crummy) na esquina pode ser algo belo chamado ‘Igreja’? Você realmente crê que há um buraco na terra para onde eu vou ser atirado e queimado eternamente se eu não viver da maneira como o pregador acha que eu devo viver?” Assim eu vim a crer que qualquer pessoa que cresse em Deus era apenas tolo, supersticioso, ignorante e inculto.
Quero lhe contar então como alguém como eu pôde se tornar alguém que crê fortemente em Deus e dedica sua vida hoje para ajudar pessoas a entender que existe um Deus no céus e que a Bíblia é sua palavra inspirada. Vou enfatizar pelo menos algumas das coisas que me fizeram aceitar Deus, Jesus Cristo e a Bíblia como Palavra de Deus.

Minha vida acadêmica foi muito bem sucedida. Gostava muito de ciências e decidi que queria ser um cientista e entrei na Universidade de Indiana onde me especializei na área de Física. Na verdade, foi nesse ponto que uma das grandes mudanças em minha vida aconteceu. Matriculei-me num curso de Astronomia para estudar com um dos grandes astrônomos de nossos dias. Naquele curso em particular, estávamos estudando o problema das origens – a criação da matéria do nada. Enquanto discutíamos este assunto específico, nos enveredamos por várias teorias como a do Big Bang, a Teoria Quasistatal, a Teoria da Geração Contínua, a Teoria Planetesimal etc.

Ao concluir a discussão, perguntei ao professor qual daquelas teorias era a mais aceita e que explicava de modo satisfatório a criação da matéria do nada. Ele curvou-se sobre a minha carteira e olhou dentro de meus olhos e disse: “Jovem, você precisa aprender a fazer perguntas inteligentes.” Aquilo me chateou muito. Eu não gostei daquilo e disse: “Bem, o que você quer dizer?” Ele disse: “Isso não é uma pergunta que um cientista tenta responder. Essa é uma questão para o filósofo ou o teólogo, mas isso não é algo que está no campo da ciência.” Fiquei perturbado com aquela resposta. Eu sempre tinha pensado que a ciência podia no final responder todas as perguntas que o homem tinha – que não havia nada que a ciência não pudesse dominar com o tempo, bastava que o homem se sentisse desafiado e quisesse saber sobre aquilo – porém este homem culto, um especialista em sua área, disse que essa era uma área que o cientista não podia nem mesmo tentar responder – que aquilo estava totalmente além da capacidade da ciência para explicar e explorar.

Passado algum tempo, matriculei-me num curso de Biologia para estudar com um dos maiores cientistas de vida primitiva do país. Enquanto discutíamos os primeiros momentos da vida na Terra, falávamos sobre a síntese de várias matérias químicas primitivas como o DNA. Mais uma vez fiz uma pergunta semelhante a que havia feito antes. Perguntei aquele professor por qual processo a vida original – as primeiras células vivas sobre a terra – vieram à existência. Como a estrutura ou geração do DNA aconteceu? Mais uma vez, este homem disse: “Jovem, esta não é uma pergunta que cabe no campo da ciência.” Eu acho que o que estava acontecendo comigo era o mesmo que Lord Kelvin, um cientista britânico muito famoso, descreveu em seus escritos quando fez a seguinte declaração: “Se você estuda ciência o suficiente e com tempo suficiente, você será forçado a crer em Deus”. Foi isso que aconteceu comigo. Eu comecei a entender que a ciência tinha suas limitações – que ciência, de fato, de forma bem forte, apontava para outras explicações do que as explicações naturais para certas perguntas.

Foi nesta época que conheci uma moça muito determinada e obstinada a crer em Deus e na Bíblia. Era a primeira moça que conhecera que aprendi a respeitar. Você já ouviu a seguinte declaração: “Se você se mantém fiel às suas virtudes e aos seus padrões morais, as pessoas vão respeitá-lo ainda mais.” Deixe-me dizer algo. Eu vivi do outro lado da cerca e ridicularizara a fé de qualquer um, eu confirmo que esta declaração é verdadeira. Eu garanto a você que nunca havia pensado seriamente em me casar com ninguém até que encontrei aquela moça que eu podia respeitar – que realmente defendia uma causa. Ela não somente tinha um padrão moral, mas cria em Deus e lia a Bíblia. Embora não pudesse responder a todas minhas perguntas, ela sempre voltava para a Bíblia. Eu parecia não ser capaz de abalar sua fé como tinha feito com outras pessoas. O resultado de minha obstinação em rejeitar a Bíblia, foi que ela forçou-me a ler a Bíblia.

Li a Bíblia de capa a capa quatro vezes durante meu segundo ano de faculdade com o propósito específico de achar contradições científicas nela. Queria achar declarações na Bíblia que eram falsas para jogar na cara dela e mostrar a ela quão ridículo era crer em Deus. Estava até mesmo decidido a escrever um livro chamado Toda a Estupidez da Bíblia. Algo estranho aconteceu. À medida que estudava e meditava sobre essas coisas, descobri que não conseguia achar uma contradição. Tentei naquele ano e outros anos achar uma inexatidão científica na Bíblia e não consegui. Desisti de escrever o livro por falta de material. Fico espantado de encontrar pessoas que se proclamam cristãos e que nunca leram a Bíblia de capa a capa. Acho difícil crer que eles crêem em Deus de verdade se não querem nem mesmo saber o que ele tem a dizer.

À medida que lia a Bíblia vez após vez, comecei a compreender que todas as coisas que eu havia dito sobre Deus e religião não eram o que a Bíblia dizia. Elas podem ser o que a religião organizada disse ou o que alguns homens ensinaram, mas não o que a própria Bíblia diz. Por exemplo, a Bíblia não diz que Deus era um velho flutuando ao redor do céu, trazendo ruidosamente as coisas à existência aqui sobre a terra. A Bíblia diz: “Deus é Espírito ...” (João 4:24) e que Deus não é carne e sangue. Jesus declarou: “... pois não foi carne nem sangue que lhe revelou, mas meu pai que está no céu (Mt 16:17) Há muitas pessoas que não entendem isso. Um astronauta russo uma vez fez a seguinte declaração: “Viu, eu falei que não existe Deus, eu não me encontrei com ele quando estava em órbita.” A questão pode ser esta: “O que ele estava procurando?” Eu comecei a reconhecer que Deus não era um velho no céu. Eu tive um professor de antropologia não faz muito tempo que fez a seguinte declaração muito seriamente: “Nós todos sabemos quem é Deus. Ele é velho com longa barba branca e roupas brancas compridas e esvoaçantes.” Tenho certeza que este era o conceito de Deus. Eu comecei a reconhecer que esse não era o conceito bíblico de Deus.

Comecei a reconhecer que a vida cristã era uma vida altruísta. Fui ensinado por várias pessoas quando criança que se você se tornasse um cristão, você não poderia ser feliz, você nunca poderia possuir nada, e teria que andar por aí com cara comprida e de queixo caído. Porém quando eu li na Bíblia: “Assim também os maridos devem amar a sua mulher como ao próprio corpo. Quem ama a sua esposa a si mesmo se ama. Porque ninguém jamais odiou a própria carne; antes, a alimenta e dela cuida ...” (Ef 5:28,29). Eu li sobre o eunuco etíope que foi se regozijando no caminho porque tinha achado Jesus Cristo e a alegria que veio junto com a aceitação de Jesus em sua vida. Tenho tido muitos problemas em minha vida, mas tudo o que tenho que fazer é olhar para trás e ver quão miserável minha vida era sem Cristo e posso compreender que a vida, como agora com Cristo, é bela em comparação

Eu comecei a perceber que a Igreja não era um edifício. Eu posso me lembrar que quando morávamos no Alabama, havia um local de encontro de alguns grupos religiosos na rua abaixo. Minha mãe apontava para ela quando passávamos por lá e dizia, "Veja isso". Como alguém pode acreditar em Deus vendo uma Igreja como essa. Eu percebi que a Bíblia não ensina que a Igreja é tal estrutura. 1 Coríntios 3:16 faz esta declaração, Não sabeis vós que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Como um ateu, percebi que se poderia reunir na lua, em um submarino, no deserto ou em qualquer outro lugar e ainda assim seria a Igreja. A Igreja não é um edifício. Que tragédia é que tantos investem hoje quantias enormes de dinheiro em edifícios e templos, enquanto outros seres humanos jazem famintos nas redondezas.

Eu comecei a perceber que a hipocrisia não estava limitada à religião. Eu tinha a idéia que todo hipócrita no mundo sentava em um banco de Igreja no Domingo pela manhã, e também que todo mundo que não sentava em um banco de Igreja não era um hipócrita. Eu me lembro da lição que aprendi disto. Havia um jovem que de tempos em tempos discutia religião comigo. Ele esteve uma vez no hospital com uma doença muito séria. Eu fui visitá-lo e quando abri a porta de seu quarto no hospital, eu o vi de joelhos rezando à Deus. Eu permaneci na porta daquele quarto no hospital e gritei com ele, "Você é um hipócrita--um hipócrita sujo!", até que fui escoltado para fora do hospital. Começou a amanhecer em mim lentamente que a hipocrisia é um sintoma da humanidade, não religião. Você lida com hipócritas no supermercado, na estação de trem, no trabalho, na escola e no campo de golfe (talvez mais aí que em qualquer outro lugar). Você não deixa de comprar mantimentos porque o dono da mercearia diz uma coisa e faz outra. Você não deixa seu trabalho porque seu empregador lhe diz que faça algo que eles não fariam de modo algum!. Você não priva sua criança de uma boa educação porque um professor ensina uma coisa e vive outra. Você não deixa de jogar golfe porque seu amigo eventualmente quebra as regras. Seguramente, há hipocrisia na Igreja, porque há seres humanos na Igreja, e contanto que você lide com seres humanos, você vai lidar com hipocrisia. Você quer ficar longe da hipocrisia? Cave um buraco de 20 metros em seu quintal, pule dentro, deixe alguém cobrir você com sujeira, e ainda assim você vai estar se sentando lá no fundo daquele buraco com um hipócrita. Ninguém que respira o ar dos viventes é tão consistente quanto nós deveríamos ser, mas a pessoa que diz, "eu não vou ser um Cristão! Eu não vou servir a Deus! Eu não vou me envolver no trabalho da Igreja porque há hipócritas na Igreja", Isto é logicamente incompatível! Nós não usamos esse tipo de raciocínio em qualquer outro lugar em nossas vidas. Como nós podemos fazer isto em nossa relação com Deus? Houve muitos, muitos conceitos mal interpretados que eu tive que me libertar para entender o que a Bíblia realmente ensina.

Outra coisa que eu acho necessário ser mencionado aqui enquanto discutimos algumas das coisas que me levaram a acreditar em Deus, foram coisas que tiveram que ver com minha felicidade. Eu me lembro que como jovem, eu tive uma casa ideal para os padrões do mundo. Meus pais eram pessoas maravilhosas; não houve divórcio, deslealdade ou negligência em minha família. Nós fizemos coisas como família. Nós desfrutamos uns aos outros, contudo, eu saí de casa. Eu era rebelde e antagônico. Quando hoje, olho atrás para a Palavra de Deus, eu posso ver por que estas coisas aconteceram. Em Colossenses 3:20, por exemplo, diz a Bíblia, "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor." Obediência não era uma característica de John Clayton quando jovem. Vivendo em Bloomington, IN, Indianápolis era conhecida como uma cidade festiva, e se eu quis ir para Indianápolis, eu fui. Quando minha mãe disse que ela não queria que eu fosse, eu desconectei e fui embora. Eu fiz tudo o que eu quis fazer. Afinal de contas, não havia nenhum Deus. Tudo que meus pais estavam fazendo era restringir minha diversão e prazer na vida; porquê eu deveria obedecê-los? Eu vivi uma vida que era totalmente antagônica a tudo que meus pais sustentavam. É surpreendente para mim hoje que alguns pais que não acreditam em Deus e demonstram esta falta de convicção às suas crianças pelo que dizem ou pelo modo que vivem, se perguntem por que suas crianças não os obedecem. Porquê deveriam? Eles removeram a única fonte de autoridade que eles têm, e nenhuma criança vai obedecer um pai que destruiu essa fonte de autoridade. Eu estou convencido que muito de nossas leis e problemas estão centrados ao redor desta questão.

Recentemente, eu estive falando com um jovem em Michigan que tinha participado em algumas das revoltas na Universidade de Michigan. Ele declarou para mim que ele tinha feito estas coisas e eu lhe perguntei porque ele não tinha obedecido a lei. Ele disse, "Que lei? " e eu disse, "A lei da terra, a lei que Deus instituiu." Ele olhou para mim e riu, e disse, "homem, eu não acredito em Deus." Eu não acredito que possamos ter lei e ordem quando nós removermos a fonte da autoridade dessa lei e ordem. Certamente, minha rebeldia e fracasso em obedecer meus pais não só trouxeram muito desagrado e miséria em minha vida, mas na deles também. O verso seguinte em Colossenses 3 contém outra declaração que eu penso foi uma grande causa que ver com minha infelicidade e rebeldia quando jovem. esta declaração é feita, "Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fiquem desanimados." Meus pais tinham uma tradição quando eu era um jovem, uma tradição que eles chamavam de "hora do coquetel." Eu nunca vi meu pais bêbados, mas eles bebiam alguns martínis e minha mãe me fazia perguntas que ordinariamente ela não teria perguntado. Por exemplo, eu me lembro que ela às vezes perguntava, "O que você fez com a menina que você saiu ontem à noite? " Isso era a última coisa que eu ia falar para minha mãe, então eu aprendi olhar bem nos olhos dela e mentir. Eu poderia mentir para ela ou qualquer outra pessoa sem bater um cílio. Eu me condicionei à fazer coisas que eram erradas. Eu me condicionei à roubar. Eu me lembro da primeira vez que eu roubei algo. Era uma caixa de passas de uma loja em IGA. Eu me senti tão mal que eu levei de volta e me desculpei. Alguns dias depois, eu roubei um livro de comédias de uma loja; Eu levei de volta, mas não me desculpei. Seis meses, eu estava roubando quase qualquer coisa que poderia segurar nas mãos, não porque eu precisava disso, mas porque era divertido--era um desafio. Isso me levou ao próximo ponto, que é certamente outra coisa que teve que ver com minha felicidade.

Quando eu leio passagens na Bíblia como o Salmo 53, por exemplo, eu às vezes sinto como se Deus está descrevendo John Clayton alguns anos atrás. Salmo 53:1-3 diz:

Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniqüidade; não há quem faça o bem. Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Outra declaração, feita por Salomão em Eclesiastes 1, diz:

Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém. Vaidade de vaidades, diz o pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade. Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol?

Eu tentei quase tudo que você pode imaginar para achar prazer e felicidade. Eu não tentarei lhe dizer que não encontrei prazer usando meu próprio sistema de seguir meus próprios desejos, mas eu posso lhe garantir que eu não achei felicidade. Eu tentei toda coisa concebível que se possa pensar. Eu tentei todos os tipos de coisas--coisas que eram imorais, que estavam erradas, que feriram outras pessoas, e coisas que nem mesmo quero descrever. Eu fiz essas coisas porque eu estava tentando achar prazer e felicidade e, como eu digo, eu às vezes encontrei prazer. Porém, eu nunca fui à noite para cama satisfeito ou feliz com minha vida e gostando de meu viver. Eu nunca me levantei de manhã, olhando para um dia novo. A vida era apenas uma longa cadeia de misérias.

O Juiz Roy Moore de Lawton - Oklahoma, que cuida dos problemas legais provenientes da presença de Ft. Sill naquela área, uma vez me afirmou, "eu nunca vi um jovem viciado em drogas passar mais de sete anos sem perder sua vida". Você pode não estar apto para entender isso, mas eu sentei na extremidade de minha cama com um rifle calibre 22 entre minhas pernas, tentando ter bastante estômago para apertar o gatilho. Meu desejo de tentar encontrar a paz e felicidade ajudaram a superar isso. Por favor escute e aproveite o que eu estou dizendo. Você pode tentar toda coisa concebível que este mundo tem para oferecer. Você pode tentar o sexo, drogas, álcool, roubar, e todo tipo de coisas em uma tentativa desesperada para encontrar felicidade. Eu posso testemunhar por experiência que você pode achar prazer, mas você não encontrará felicidade. Eu posso voltar hoje para Bloomington, Indiana, e encontrar as pessoas que recusam a acreditar que eu mudei minha vida--as pessoas que eu feri e sabem o tipo de vida que eu vivi. A razão que eu penso que muitas coisas acontecem com pessoas jovens hoje, é porque eles tentam achar a felicidade por viver à seu próprio modo. Simplesmente não funciona. Você alguma vez desejou saber por que é que quando uma pessoa se limpa das drogas, se liberta do problema do álcool ou vence alguns dos problemas como os que eu tive, que a pessoa sempre parece estar envolvida em alguma causa religiosa, casa de recuperação ou algo assim? Porquê isso ? Eu posso lhe dizer por minha própria experiência que nós aprendemos que o único lugar que você encontra felicidade é usando o sistema de Deus--seguindo os caminhos de Deus. Talvez pessoas que viveram sem Deus apreciem mais o que você tem na Igreja que as pessoas que cresceram em estruturas religiosas--. Você não encontra felicidade vivendo seu próprio sistema, mas só no modo do Deus vivo e sendo uma parte do sistema de Deus.

Como talvez você esteja começando à perceber ao passo que adentramos completamente nesta discussão, houve uma variedade de coisas que me levaram a acreditar em Deus. Uma outra coisa que penso que deveria ser mencionada é o fato que eu entrei no período do serviço militar nessa época. Pela primeira vez em minha vida, eu entrei em contato com a morte. Eu comecei a pensar na racionalidade da morte enquanto eu olhei para isto como um ateu. Talvez um modo mais preciso para descrever isto seja o modo que eu tive que olhar para vida por causa da morte. Como um ateu, percebi eu que eu tinha que olhar para a vida com todos seus problemas, dificuldades, e coisas terríveis que eu experimentei, como a melhor coisa que eu poderia esperar. Então, como cristão, eu pude olhar para a vida com todas suas alegrias, belezas, e coisas maravilhosas. De um ponto filosófico, eu comecei a perceber que o Cristianismo oferecia um grande acordo nesta área particular. Eu não fiquei assustado ao acreditar em Deus, mas eu penso que realmente me ajudou a perceber que havia uma real mudança em minha compreensão sobre Deus, o Cristianismo e tudo o mais. Eu comecei a reconhecer que talvez houvesse algumas coisas sobre a Igreja e o que ela tinha à oferecer que fosse importante para mim.

Neste período de minha vida, eu decidi que outros sistemas religiosos poderiam ser tão bons quanto a Bíblia. Para confirmar, eu comecei a ler o Vedas, o Alcorão, Declarações de Buda, escritas de Bahaullah e Zoroastro e percebi que outras religiões ensinavam muitas coisas que eu não poderia aceitar. Haviam ensinos nestes escritos concernentes sobre como seria a vida após esta vida que eram irreais e sem recompensas, e havia descrições de Deus que eram ilógicas e incompatíveis. Também havia muitas inexatidões científicas nesses trabalhos. Haviam muitos ensinos sobre a vida e como vivê-la que não era executável. Isto incluiu o papel e posição das mulheres no Alcorão, o conceito de Guerra santa de Maomé, o Panteísmo de quase todos outros sistemas, reencarnação, adoração de ídolos, poligamia e um miríade de idéias que eu tinha esperado encontrar na Bíblia, mas não achei. Eu comecei a perceber que nada emparelhava o sistema Bíblico de vida. Só na Bíblia eu posso ver declarações que estão em face aos fatos científicos que eu soube ser verdade e só a Bíblia ofereceu um sistema de vida que eu senti ser razoável e consistente. Eu decidi que se eu fosse seguir e acreditar em Deus, seria pela convicção fundada na Bíblia.

A próxima pergunta era se eu me tornasse um crente em Deus, qual de todas as organizações religiosas que reivindicam serem Cristãs seria a correta. Eu reconheci que eu não queria ser parte de todos estes corpos religiosos tradicionais que ensinavam o erro que eu tinha sido ensinado e tinha acreditado em meus anos anteriores, assim eu comecei visitar as várias organizações religiosas em Indiana do sul naquele momento. Eu visitei quase toda organização religiosa que eu poderia entrar, testar e ver o que eles ensinavam, ver se eles seguiam a Bíblia e se eles entendiam o que a Bíblia tinha á dizer ou se eles seguiam teologias de homens. Minha experiência foi que enquanto ia de uma para outra, cada uma delas ensinava algo que não estava na Bíblia. Eles honravam alguns homens sobre outros homens, eles ensinaram que escritos de não-religiosos eram equivalentes à Bíblia e eles não seguiam a Bíblia literalmente e verbalmente. Eu tinha tido suficiente confusão religiosa e erro. Eu não quis mais esse tipo de coisa, então eu continuei pesquisando. Em um real senso, suponho que você poderia dizer que eu ainda estou pesquisando e ainda tentando encontrar a verdadeira Igreja. Eu achei um grupo religioso que parecia seguir a Bíblia muito de perto. Em Bloomington, havia um grupo das pessoas que se encontravam na quarta esquina da rua Lincoln. Eles eram chamados a Igreja de Cristo. Estas pessoas ainda não seguiam totalmente o que eu entendia ser o sistema bíblico. Meu desafio hoje para as pessoas jovens que são cristãos seria fazer um trabalho de restabelecer totalmente o Cristianismo do Novo Testamento. Este grupo tinha a doutrina do Cristianismo bem restabelecida como eu entendi. Eu reconheci que passagens como Pedro 3:21 ("...que também agora, por uma verdadeira figura - o batismo, vos salva, o qual não é o despojamento da imundícia da carne, mas a indagação de uma boa consciência para com Deus, pela ressurreição de Jesus Cristo ") tinha que ser interpretada como significando o que disse, e este grupo interpretou isso de certo modo que eu sentia ser consistente com essa passagem, Este grupo interpretou Atos 2:38 ("...Pedro então lhes respondeu: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.... ") de certo modo que eu sentia ser consistente e eles rejeitaram os homens como sua fonte de autoridade.

De fato, eu me lembro de um sermão, uma das primeiras lições que eu ouvi naquele edifício pregado por um senhor de nome Raymond Muncy. O Sr. Muncy disse algo mais ou menos assim, "Então, nunca escute qualquer coisa que qualquer pastor diga", e eu disse amém para isso. Ele prosseguiu e falou sobre como nós não deveríamos confiar em homens e eu quero lhe dizer aqui e agora que você nunca deveria acreditar em qualquer coisa que qualquer pastor diga. Nunca escute qualquer pastor, de forma alguma, a menos que você possa achar por você na Bíblia que o que aquele homem diz é consistente com a Palavra de Deus. Isto é, em essência, o que o Sr. Muncy estava dizendo e eu fiquei muito impressionado com isto, mas aquele grupo de pessoas não doava ao passo que prosperavam. Sim, eles adoravam de acordo com o formato de Deus, mas eles não doavam de acordo com sua prosperidade. Eles não estavam envolvidos em ensinar seus vizinhos sobre Jesus Cristo. Havia uma porcentagem muito pequena que estava ativa no trabalho e eles não manifestavam o tipo de amor e avaliação uns com os outros que eu entendi pelo ensino da Bíblia. A geração diante de você restabeleceu a doutrina do Cristianismo--eu acredito nisso. Porém, eles ainda têm que restabelecer o espírito do Cristianismo do Novo Testamento e esse é seu desafio. Restabeleça o espírito do Cristianismo do Novo Testamento, o amor e a preocupação pelas almas de outros que a Igreja primitiva manteve. Eu reconheci que a Igreja de Cristo foi a coisa mais próxima do que a Bíblia ensina. Eu determinei que se eu me tornasse um Cristão, eu me tornaria um membro deste grupo--um grupo que estava tentando seguir a Bíblia literalmente e verbalmente, que não aceitaria os ensinos de homens e não seria influenciada pelas tradições do passado.

Eu acho que a "palha que derrubou o camelo" ocorreu depois de uns seis meses. Eu estive associado em meu primeiro curso de geologia na Universidade de Indiana. O professor era um ateu brilhante, famoso. No primeiro dia de classe, com respeito a uma discussão, ele fez uma declaração, algo como, "eu vou mostrar para você que a Bíblia é um saco de lixo; " e eu pensei, "vai ser algo grande". Eu ainda estava dizendo que era um ateu para esses que me conheceram bem. Eu ainda estava rejeitando Deus e estava me agarrando à minha falta de convicção. É difícil mudar uma vida que esteve em uma certa direção por anos e de repente visualiza outra direção, e eu não estava pronto para isso. Eu pensei que este homem iria poder me proporcionar alguns argumentos que finalmente derrotariam esta menina com que eu tinha saído todos estes anos. Ela era uma Cristã, embora talvez não tão forte quanto ela poderia ter sido. Eu ia mostrar para ela que este material de religião era realmente muita tolice e me convenceram até mesmo que eu poderia mesmo mostrar para Ray Muncy que a convicção em Deus era não realista. O Sr. Muncy era um homem que tinha grande paciência e conhecimento, mas ele não teve muitas oportunidades para me ensinar ou convencer de alguma coisa.

O professor começou a aula nos mostrando os vários métodos de datar rochas e outras partes da criação. Ele então afirmou que todo o mundo sabia que a Bíblia disse que a Terra tinha 6.000 anos. Eu perguntei onde dizia isso. Ele respondeu que ele acreditava que estava em Gêneses, no capítulo 52. Eu comecei olhar, não sabendo muito sobre a Bíblia, para Gêneses 40, Gêneses 49, Gêneses 50, Êxodo 1, Eu disse, "Espera um minuto; Gêneses só tem 50 capítulos." Ele estalou os dedos alguns minutos, mas ele nunca achou essa passagem. Claro que, a Bíblia não diz que a Terra tem 6.000 anos. A Bíblia está totalmente calada sobre a idade da Terra e eu percebi isso. Este homem fez a declaração que a Bíblia diz que Deus criou dois spaniels, dois terriers ingleses e dois pastores alemão. Todos nós demos boas risadas quando nós entendemos como a grande Arca teria que ser para segurar os 20 milhões de grupos de todos os tipos. Uma vez mais, eu perguntei onde estava a palavra tipo definida desse modo. Não parecia à mim que o palavra tipo significava isso. Nós pesquisamos e ele disse finalmente que ele supunha isso. Em Coríntios 15:39 está a única definição da palavra tipo e é uma definição muito ampla (Toda carne não é a mesma carne: mas há apenas um tipo de carne de homens, outra carne de animais, outra de peixes, e outra de pássaros.) Gêneses 1 usa a mesma terminologia como em 1 Coríntios 15. Para fazer essa longa, longa história se encurtar, quando eu entreguei meu exame final no último dia de classe, eu disse a este professor instruído, "Senhor, você realmente não me mostrou nenhuma contradição entre o que nós estudamos neste curso e no que a Bíblia tem à ensinar." Ele empurrou meu papel longe de mim e disse, "Bem, eu acho que se você realmente estudar isto, não há nenhuma contradição." Eu fiquei chocado! Eu fui intimidado! Aqui estava um homem que tinha um Ph.D.. e era um líder ateu, contudo ele não pôde responder minhas perguntas tolas, de um ignorante júnior que estava ao seu lado. Eu me lembro desse dia de Fevereiro muito claramente. Eu entrei em meu quarto no dormitório em estado de choque. Eu não pude acreditar no que tinha acontecido. Eu cheguei em meu quarto aproximadamente às 11:00 e sentei em minha cama pensando em quão bobo, estúpido e ignorante eu tinha sido. Eu tinha rejeitado Deus. Eu tinha sido desonesto. Eu tinha sido na verdade estúpido em minha resposta para a evidência disponível à mim. Eu não gostei das pessoas que recusavam olhar para a evidência e tirar conclusões inteligentes. Eu não gostei das pessoas que não podiam se libertar dos pensamentos de seus pais e formar seus próprios pensamentos. Eu sempre tinha acusado os religiosos de fazer isto, contudo eu reconheci que eu tinha sido culpado da mesma coisa. Eu tinha recusado ser honesto--olhar para a evidência. Eu tinha recusado fazer escolhas comparativas fundadas no que estava disponível para mim. Eu fui miserável.

Chegou a hora do jantar e eu ainda estava sentando lá. Meu companheiro de quarto entrou e disse, "você está pronto para jantar? " Eu disse, "Não, não tenho fome, ele disse, você está doente? " Eu disse, "Sim, eu estou doente de mim!!! eu estou doente de ser egoísta, eu estou doente de usar as pessoas, eu estou doente de ser desonesto, eu estou doente.... " Eu ainda estava lhe contando do porque estava doente quando ele saiu para jantar. Na ocasião, eu não entendi o que estava acontecendo, mas entendo agora! Meu arrependimento estava em toda parte--por uma vida egoísta, egotista, e destrutiva. Queria virar para Deus, para um modo de vida de valor, significado e direção. Meu companheiro de quarto foi comer e eu simplesmente fiquei lá determinado que eu tinha que fazer algo. Eu já não poderia continuar sendo desonesto e continuar recusando aceitar a evidência óbvia que estava disponível à mim. Às 6:30, eu me levantei e fui no edifício onde a Igreja de Cristo se encontrava nas quartas-feiras à noite. O convite estava estendido na Igreja de Cristo naquela noite para qualquer um que desejasse aceitar à Cristo viesse a frente. Eu fui adiante, entendendo que agora eu acreditava totalmente e completamente em Deus. Eu reconheci que eu precisava começar uma nova vida e estar disposto para falar as pessoas que eu aceitei a existência de Deus e acreditei que Jesus é seu Filho. Eu também percebi que eu estava totalmente e completamente perdido em meus pecados e que eu precisava ser batizado para ter perdão (como a Bíblia ordena). Eu entrei pelo corredor aquela noite e Raymond Muncy entrou em um estado moderado de choque. Eu me lembro da expressão na face dele. Eu não acho que ele acreditou que o poder de Deus pudesse localizar um homem tão divorciado quanto eu, para algo bom, decente e religioso. Eu fui batizado em Cristo naquela noite para o perdão de meus pecados, como eu entendi a Bíblia ensinar. Para mostrar para você quão distante eu estava de Deus, naquele momento, eu liguei para a garota com quem eu tinha saído durante uns seis anos. Eu disse, "Phyllis, eu me tornei um Cristão! " Ela disse, "eu não acredito. Você está mentindo para mim." Eu tive que colocar a esposa do pastor na linha e ela a convenceu que eu, na realidade, tinha me tornado um Cristão. Ainda hoje, há as pessoas que não acreditam nisto--que o poder de Deus pudesse mudar um homem que era tão divorciado e alienado de Deus como eu era--mas eu quero lhe dizer que em muitos aspectos, este é apenas o começo desta história. Deus prometeu sua ajuda para esses que são seus seguidores. Ter uma relação pessoal com Deus e com outros seguidores nos permite vencer problemas enormes e fazer coisas que nós não poderíamos possivelmente fazer por nós próprios (veja Filipenses 4:13).

Eu tive muito que superar. Eu não pude falar sem jurar. Você não pode ir na casa do pastor e dizer passa a @ $*! #% & das batatas. Eu tive que aprender um novo modo de falar, um novo modo de viver, um novo jogo de valores e uma nova moralidade, porque eu tinha vivido em oposição à Deus. Eu pedi a ajuda de Deus nestas coisas e eu me achei capaz de superar coisas que antes não poderia superar. Eu tenho um novo jogo de problemas--um novo jogo de coisas que tenho que trabalhar a respeito, mas os problemas que eu tenho hoje, não são nada comparados com os problemas que eu tive no passado. Se qualquer um tivesse me dito à vinte anos atrás que eu estaria usando minhas habilidades limitadas para condenar descrentes da realidade de Deus, publicamente e abertamente, eu teria pensado que eles eram insanos. No entanto, Deus abençoou meus pobres esforços de modo espetacular--totalmente além de qualquer coisa que eu poderia ter feito.

Eu quero fechar esta lição lhe fazendo uma pergunta muito simples, uma pergunta que você precisa responder por si próprio e que cada pessoa precisa responder, eu suponho quase que diariamente. Você é um ateu (não talvez como o homem poderia definir, mas como Deus definiria)? você É um ateu? Oh, eu percebo que você pode não ser do tipo de ateu que eu era. Talvez você não seja imoral ou fira pessoas, ou desonesto ou faça o tipo de coisas que eu fiz. Eu sou grato que você não seja, mas você percebe o modo como Jesus encara um ateu? Mateus 12:30 diz, "Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. O que ele está dizendo? Ele está dizendo que você ou é por Deus ou você está contra Deus. ou você é um ateu ou um Cristão; você não pode ser ambos. Eu posso entender como um homem pode ser um ateu. Eu fui um ateu uma boa parte de minha vida. Como um ateu, eu acreditei (e ainda acredito) que minha vida era consistente, razoável e defensável.

Hoje, durante alguns anos eu tenho tentado viver o que eu entendo ser o modo Cristão de vida. Uma vez mais, eu acredito que minha vida é consistente, razoável e defensável com o que eu acredito, mas eu nunca entenderei (e se você entende eu desejo que você me explique) como um homem ou uma mulher ou um menino ou uma menina podem dizer, "Sim, eu acredito em Deus. Sim, eu entendo que a Bíblia é a "Palavra de Deus, e então não fazer tudo e qualquer coisa dentro de seu poder para ter certeza que sua vida se conforma ao que Deus ensina. Isso não é consistente, não razoável e não defensável, contudo eu estou seguro que há muitas pessoas que sabem que sua vida não é consistente com o modo de Deus de viver. Jesus disse, "Quem não está comigo está contra mim; e aquele que comigo não ajunta, espalha" Você é por Cristo? Você está trabalhando para Cristo? Sua vida está radiando o tipo de viver que Jesus ensinou? Você realmente é um Cristão ou você é um ateu? Não há nenhum meio termo. É minha esperança que revelando à você o tipo de vida que eu tive, o tipo de pessoa que eu fui e os erros que eu cometi, que você perceba que Deus é o único caminho. É minha oração que você perceba que não há nada que possa ser parte de sua vida que Deus não o possa ajudar a superar e que você também perceba que não há nenhum tempo melhor que agora mesmo para começar o modo Cristão de viver. Você não se dará para Deus e viverá o modo de Cristo? Se você não conhecer uma pessoa ou grupo das pessoas em sua comunidade que siga à Deus, me escreva e eu tentarei ajuda-lo.

John N. Clayton
1555 Echo Valley Dr.
Niles, MI 49120

http://geocities.yahoo.com.br/deusexiste/porquedeixei.htm