14 de novembro de 2005

LOUVAR A DEUS SALVA? QUEM NÃO VAI AO TEMPLO VAI ARDER NO INFERNO?

Dt 8:10 diz para louvar-mos o Senhor Deus continuamente (Sl 34:1, 71:6,119:164), e não apenas um dia por semana (Sl 35:28, Is 38:20). Pois Ele é digno de louvor (I Cro 16:25, II Sm 22:4, Sl 48:1, Ap 5:12).
E tudo quanto tem fôlego deve louvar ao Senhor (Sl 150:6, Rm 14:11). Veja Lc 17:10 c/ Fp 2:10 c/ Rm 14:11.
Por que Mt 21:16 diz que da boca de criancinhas sai o perfeito louvor? Porque os que abandonam a lei louvam os ímpios (Pv 28:4,9). E quem louva deuses é condenado (Dn 5:4,23 c/ Ex 20:4-5, 23:24). Pois só se deve adorar e prestar culto a Deus (Mt 4:10, Lc 4:8, Dt 4:19, 5:9, 6:5, 10:12, 11:1, Ap 20:4).
Louvar é um ato de adoração, mas é em vão quando suas crenças e comportamentos estão fora das Escrituras (Mt 15:9, Mc 7:7).
Muitas pessoas crêem no absurdo de que só porque Deus atende suas petições (orações), estão salvos. Mas até Satanás pede a Deus e é atendido (Jó 1:9-12, 2:4-6, Mt 8:31-32) e Satanás já está condenado (Ap 20:7-10).
Nem todo que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas só aquele que obedece plenamente a palavra de Deus (Mt 4:4, 7:21-25, I Pe 2:8, Lc 9:26, João 14:23) e não apenas parcialmente (Mc 16:17-18, Mt 10:1, João 14:12-14), sendo portanto hipócritas (Mt 23:27-28) como Judas Iscariotes foi (Mt 10:1, 4, 7-8 c/ João 12:4-6). Ou em outras palavras, um lobo disfarçado de ovelha (Mt 7:15-20).
Eva desobedeceu apenas uma frase da Palavra de Deus (Gn 3:1,6). O diabo pregou a Palavra de Deus (Gn 3:1) e disse parte da verdade (Gn 3:4-5,22), omitindo a conseqüência de tal ato aparentemente lucrativo, lógico, correto, proveitoso... que era a morte (Gn 3:3, 19).
A mentira de Satanás estava implícita nas entrelinhas, levando Eva a ver apenas o lado proveitoso e lógico de seu ato e não perceber a conseqüência desastrosa de tal. Induziu Eva a crer que seu ato seria altamente benéfico, escondendo a consequente punição (Gn 2:16-17 c/ I Pe 4:17).
Como em Mt 4:5-6 o diabo prega o Sl 91:11-12 omitindo apenas uma frase e distorcendo seu significado tentando induzir Jesus em erro.
Outras erroneamente pensam que só pelo fato de saberem que Deus existe estão salvas. Mas até os demônios crêem em Deus e tremem de medo (Tg 2:19, Mt 8:28-29, Mc 1:23-24), mas mesmo assim estão condenados.
Bem disse Jesus em João 7:39 “Aquele que crê em mim, conforme a Palavra da Escritura (e não as palavras dos homens e suas teologias), de seu seio jorrarão rios de água viva”. Pois maldito o homem que confia no homem (Jr 17:5). Assim aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação (I Cor 1:18-21,27; 3:19; Mt 11:25; Lc 12:32; Is 45:20; Ex 23:2).
A maioria das pessoas pensa que se não freqüentarem a igreja (denominação, templo de tijolos) irão arder no Inferno. Por acaso consta tal coisa na Bíblia? Claro que não! As Escrituras dizem que devemos observar a Palavra de Deus (e não as dos homens) e que devemos em todo lugar louvar, adorar e orar ao Senhor Jesus. A Bíblia relata os pensamentos dessas pessoas:

Êxodo 14:11 – “Disseram a Moisés: Será por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito?”

Êxodo 16:03 – “disseram-lhes os filhos de Israel: Quem nos dera tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, e comíamos pão a fartar! Pois nos trouxestes a este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.”

A Bíblia é repleta de relatos sobre Deus retirar as pessoas de dentro das instituições, organizações, entidades, denominações, etc, ou seja, dos lugares e pessoas ditos santos (Nm 16:21, Lv 20:26, Os 2:14, Is 52:11, Jr 51:45, Sl 78:52, Ap 18:4). Como, por exemplo, o profeta Eliseu que era assediado pelos grupos religiosos para abandonar Elias e fazer parte do grupo deles (II Reis 2:3-7) e o fato de que Jesus, nem João Batista e nenhum dos apóstolos fez parte de alguma denominação (saduceus, fariseus, zelotes, helênicos, etc).
Do mesmo modo, as Escrituras relatam sobre orações, milagres, prodígios, sinais, pregações etc feitas em todos os lugares, mas não em templos feitos pelos homens. Assim Jonas orou de dentro da baleia (Jn 2:1-2), os primitivos cristãos celebravam cultos em suas próprias casas (Rm 16:5, I Cor 16:19, Col 4:15, Filemon 2) e até mesmo nas praias (At 21:5), Jacó realizou sacrifício em uma montanha (Gn 31:54), Esdras pregou numa praça (Ne 8:2-3), Daniel orava em sua casa (Dn 6:10); várias vezes celebraram pregações, cultos, orações, adorações e batismos no deserto (Mt 3:1, 15:33, Lc 3:2, João 6:31, At 7:42), o profeta Elias vivia como um ermitão (sozinho) no deserto; João Batista pregou no deserto; foi no deserto que Moises viu a sarça ardente; o povo de Israel foi tirado do Egito para o deserto; etc.
Esse povo dobra os joelhos supostamente para Deus (aspecto físico, visível material, carnal), mas seus corações e pensamentos estão longe de Deus. Deus não quer que dobremos apenas os joelhos, mas sim (e principalmente) os nossos corações. Vejamos o que a Bíblia fala sobre o ritualismo, o formalismo, os cerimoniais, as solenidades, etc realizados nos templos (Mq 6:6-8):

Amós 5:21-23 – “Aborreço, desprezo as vossas festas, e com as vossas assembléias solenes não tenho nenhum prazer.
E, ainda que me ofereçais holocaustos e vossas ofertas de manjares, não me agradarei deles, nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais cevados.
Afasta de mim o estrépido dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas liras.”

Marcos 7:6 -8 – “Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaias, a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.
Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.”

Essas pessoas são do mesmo tipo das do tempo do profeta Elias, as quais desprezavam Elias e a Palavra de Deus:

I Reis 18:17-18,22 – “Vendo-o, disse-lhe: És tu, ó perturbador de Israel?
Respondeu Elias: Eu não tenho perturbado Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes os baalins.
(...)
Então disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.”

As pessoas ignoram que Deus é onipotente, onisciente e onipresente (Pv 15:3, Jr 23:24). As Escrituras Sagradas dizem que não é necessário irmos num templo para orarmos ou recebermos milagres ou bênçãos:

I Timóteo 2:8 –“Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.” (I Coríntios 1:2).

Salmos 94:9 – “Aquele que fez ouvido, não ouvirá? ou aquele que formou o olho, não verá?”

Salmos 139:7-8 – “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua presença? Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também.”

O Messias (Cristo) quando veio ao mundo não foi ministrar seu ministério em nenhum templo (igreja, sinagoga, denominação, organização, etc), pelo contrário, foi levar sua mensagem (pregar) às pessoas que não frequentavam tais lugares. Ressaltando que pregava, orava e realizava milagres fora dos templos. As poucas vezes (exceções) que Jesus (durante o seu ministério) entrou num templo foi, uma, para ensinar os leigos e não os assíduos freqüentadores (Lc 19:47); duas, para ler a passagem de Isaías para condenar as pessoas do templo e, por isso, elas lhe censuram, repreenderam e o expulsaram à força do templo para matá-lo (Lc 3:16-29); e, outra vez, para expulsar os mercadores (cambistas, comerciantes, vendedores, etc) de dentro do templo (Mt 21;12-13), sendo que as demais vezes, era do lado de fora do templo e depois no deserto e pelas ruas. O Apóstolo Paulo seguiu exatamente os passos de Jesus (At 24:11-14).
Nos dias atuais é cometido o pecado de idolatria (Dt 6:5, 6:13 e 10:20, Mt 4:10 e 22:37) às denominações religiosas (templos de tijolos, organizações, entidades, pessoas jurídicas, etc), veja Jeremias 7:4. As pessoas não dizem orgulhosas que são cristãs, mas sim, que são católicas, batistas, presbiterianas, metodistas, luteranas, anglicanas, assembleianas, ortodoxas, etc. Leia: I Coríntios 1:12-15 e 3:3-5. Trocaram o nome de Deus (Jesus – Fl 2:10) pelo nome das denominações religiosas. Ou seja, expulsaram Jesus para fora de sua própria igreja (Ap 3:20). Afinal, qual é o nome que é digno de louvor e adoração? Qual é o nome pelo qual somos salvos? Claro que é o de Jesus (At 2:21, 4:12, Rm 10:13, Ef 1:21, Fp 2:9-10, Mt 18:20, João 14:13, 14:16), mas o mundo odeia o nome de Jesus e persegue aqueles que invocam esse Nome (Mt 24:9, 10:22, João 15:18-19, Tg 4:4, I João 5:19, At 7:54-60).
Ora, a quem devemos cultuar: ao templo de tijolos, a denominação religiosa ou ao próprio Deus? Jesus nos dá a resposta:

Mateus 12:6 – “Aqui está quem é maior que o templo.”

Pois o verdadeiro tabernáculo (templo, morada, habitação, casa, etc) é o próprio Jesus (Hebreus 8:1-2 e 9:11, Ap 21:22).
Do mesmo modo que Jesus foi expulso dos templos, Ele disse que isso também aconteceria com os seus seguidores (João 16:1-3), inclusive que seriam até mesmo açoitados dentro das igrejas (Mt 10:17), como aconteceu com o profeta Jeremias (Jr 26:9) e com Zacarias (Mt 23:35 e II Cr 24:20-22), pois, justamente, em lugares ditos santos (templos, igrejas, sinagogas, etc) é que estaria a “abominação da desolação” (Mt 24:15), ou seja, a sinagoga de Satanás (Ap 2:9), conforme profetizou Ezequiel (9:6 e 23:38-39).
Por acaso, caberia a plenitude de Deus em pedras, tijolos, em templos construídos pelos homens? Poderia os homens fazer um templo a altura de Deus? Seria possível aos homens construírem um templo digno para Deus? Claro que não! (At 7:48-49 e 17:24). A Bíblia relata quando os homens começaram com a idéia de querer construir uma casa (templo, tabernáculo, santuário) para Deus e diz que Deus demoliu tal coisa (Gn 11:3-9). O Templo de Deus não são as pedras, os tijolos, as paredes, .., mas sim o próprio Cristo (Col 2:9) e os seus santos, os quais são a verdadeira Igreja.

I Pedro 2:5 – “também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.”

Romanos 2:29 – “Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.”

II Coríntios 3:2-3 – “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.”

Joel 2:13 – “Rasgai o vosso coração e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus (...)”

Claramente Jesus ensinou onde e como devemos fazer nossas orações, cultos, celebrações, adorações ...:

João 4:24 – “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em espírito e em verdade.”

Mateus 6:6 – “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará”.

Marcos 1:35 – “Tendo-se levantado a alta madrugada, saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava”.

Lucas 5:16 – “Ele para lugares solitários, e orava”.

Lucas 6:12 – “Naqueles dias retirou-se para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus”.

Resumindo, a Bíblia predisse que, nesses dias, os pastores (homens) somente estariam interessados na lã e na gordura das ovelhas (Mq 3:11, Jr 10:21, 12:10, Ez 34:8, Zc 10:3) e que o nosso verdadeiro Pastor é o próprio Jesus.